1. QS World Universities Ranking

    2023 
    UFMG sobe na classificação geral da 20ª edição do QS World Universities Ranking. A Universidade aparece entre as 700 melhores no cenário global, resultado que representa evolução em relação à última edição, em que a instituição ficou entre as 750 mais bem classificadas. Nas cincos grandes áreas em que divide a avaliação do QS, o desempenho da UFMG foi especialmente positivo no índice de reputação acadêmica – é a 268ª instituição mais bem avaliada e subiu quatro posições em relação ao ano passado – e no de empregabilidade de egressos – a UFMG ocupa a quinta posição no Brasil e a 322ª na lista global. 

    UFMG manteve, durante o ano de 2021, desempenho similar ao do período que antecedeu a pandemia de covid-19. A Universidade aparece no grupo das 400 melhores no cenário global e entre as oito melhores do Brasil, nas cinco grandes áreas em que se divide a avaliação do QS (e está entre as cinco melhores em Engenharia & Tecnologia e Ciências Naturais). As outras grandes áreas são Artes e Humanidades, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Vida e Medicina.

    2022
    A UFMG manteve-se entre as sete universidades brasileiras mais bem avaliadas e foi classificada entre as 50% melhores. A posição geral está na faixa 651-700, o que representa estabilidade nas últimas três edições.

    2020
    15º lugar na edição 2021 da versão para a América Latina, no grupo de 4% das instituições líderes da QS. 

    2017
     Pela primeira vez, a UFMG é classificada como uma das instituições educacionais de elite do mundo – entre as 500 melhores – em todas as cinco grandes áreas avaliadas.

    2016
    UFMG figura entre as melhores universidades do mundo em 18 das 42 áreas avaliadas pelo ranking.


  2. Times Higher Education (THE)

    2023
    UFMG está entre as sete universidades latino-americanas mais bem classificadas. A Universidade ficou entre as cinco brasileiras e as três federais com as maiores pontuações.

    UFMG é uma das cinco melhores instituições de ensino superior, uma das três melhores federais do Brasil. Destaque para a evolução positiva da reputação do seu ensino e de sua pesquisa.

    2022 
    UFMG é uma das dez melhores universidades da América Latina. A nota final ponderada da Universidade também manteve uma curva de crescimento: de 82,6, em 2021, para 83,0, em 2022. A UFMG segue como destaque nas áreas de ensino e pesquisa, nas quais os índices oscilaram positivamente em relação à edição anterior do ranking, divulgada no ano passado. No quesito que avalia o ensino, a UFMG avançou de 91,6 para 92,1; na mensuração da área de pesquisa, o salto foi de 85,5 para 87,5. A instituição ocupa o nono lugar entre as melhores universidades da América Latina.

    2021
    UFMG mantém-se como a melhor federal do Brasil, a 3ª melhor universidade do Brasil e a 5ª melhor universidade da América Latina.

    2018
    UFMG é a melhor instituição federal de ensino superior e a terceira do país, é a única Federal do país a figurar no percentil 25 das instituições mais bem classificadas.

    2020
    Emerging Economies University Rankings 2020, da revista britânica Times Higher Education (THE):  UFMG integra, pela primeira vez, o primeiro quartil de classificação do Emerging Economies University Rankings, ou seja, figura no grupo das 25% melhores entre todas as universidades incluídas na avaliação.

    2019
    Ranking latino-americano Times Higher Education (THE) 2019: UFMG é a terceira melhor federal do Brasil e a oitava melhor universidade da América Latina. Na classificação de 2018, a UFMG havia ficado em nono lugar no ranking regional.

    2017
    Ranking global Times Higher Education (THE) 2017: UFMG e outras nove instituições de ensino superior brasileiras – oito federais, uma estadual e duas confessionais – estão entre as melhores universidades do mundo, agrupadas na faixa 601-800. 

  3. Shangai: Ranking Acadêmico das Universidades de Classe Mundial (ARWU)
  4. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)

    2021

    UFMG segue como a universidade federal mais bem avaliada no Brasil no índice divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A Universidade mantém IGC máximo, 5 (as faixas variam de 1 a 5) desde 2007, quando o índice foi criado, mas, nos últimos anos, vem crescendo no índice contínuo. Na edição de 2021, a UFMG alcançou o valor contínuo de 4,368 no levantamento, o mais elevado entre todas as federais do país.

    2021 (dados de 2019)
    UFMG é a universidade federal mais bem avaliada do Brasil, segundo o ranking do Ministério da Educação (divulgado em 2021 referente aos dados coletados em 2019). Desde a criação do Índice, em 2007, a UFMG apresenta a nota máxima: 5.

    2022
    Conceito Enade 2021: Mais de 80% dos cursos de graduação da UFMG avaliados pelo Conceito Enade – índice que mensura o desempenho acadêmico por meio de prova aplicada aos alunos concluintes – registraram avanços em suas notas. Além disso, nenhum dos 25 cursos avaliados nesta edição registrou queda de desempenho. 

    2017
    Conceito Enade 2017: Números da edição indicam melhor desempenho geral da UFMG. Vinte e cinco dos 44 cursos mereceram o Conceito mais alto em 2017. Os resultados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

    Índice Geral de Cursos (IGC) 2017:A UFMG recebeu nota máxima (5) no Índice divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mantendo o mesmo desempenho de todas as avaliações anuais anteriores. Por essa classificação, a UFMG é a terceira instituição de ensino superior mais bem avaliada do país. 

    2016
    Resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) indicam evolução da UFMG. Dos 13 cursos avaliados nesta edição do exame, oito apresentaram evolução no Conceito Enade Contínuo.

    2015
    Os resultados relativos a 2015 revelam que a UFMG esteve entre as três universidades brasileiras com melhor desempenho. Apenas 11 de 231 instituições obtiveram Índice Geral de Cursos (IGC) igual a cinco, conceito máximo. A UFMG foi a que teve maior número de cursos avaliados (58) e o mais alto conceito médio da graduação entre as três primeiras universidades na classificação.

  5. Avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação pela Capes

    2022

    UFMG tem 44,4% de seus programas de mestrado e doutorado avaliados com as notas 6 e 7, percentual quase três vezes superior à média nacional, que é de 15%. Quando considerados também os programas com nota 5 – avaliação máxima que pode ser alcançada pelos programas de mestrado –, 68% dos PPGs da UFMG passam a ser considerados de excelência.

  6. Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE)

    2021

    UFMG ocupa, no ranking geral de 2021, a quarta posição entre 126 instituições ranqueadas de ensino superior do país e a segunda posição entre as universidades federais. Está entre as dez melhores em cinco das seis dimensões que compõem a estrutura básica do ranking: 3ª na Extensão, 6ª na Inovação, 7ª na Internacionalização, 7ª na Infraestrutura e 8ª na dimensão Capital Financeiro. Ainda, a Universidade se destacou em relação às boas práticas realizadas no contexto de pandemia da COVID-19 e do Ensino Remoto Emergencial, tendo sido a universidade com maior número de Boas Práticas reconhecidas. Um dos destaques foi no Apoio aos Discentes ao garantir a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência visual na UFMG.

    2017
    A UFMG é a segunda universidade “mais empreendedora” do Brasil, segundo ranking divulgado pela Confederação Brasileira de Empresas Júnior (Brasil Júnior) em 2017. A pesquisa considerou dados fornecidos pelas universidades e respostas de mais de dez mil estudantes, contemplando aspectos como cultura empreendedora, inovação, capital financeiro, internacionalização, infraestrutura e extensão.

  7. Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI)

    2021

    Por ter sido a universidade brasileira que registrou o maior número de patentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), no período de 2010 a 2019, a UFMG recebeu o Prêmio de Inovação Universidades, oferecido pela Clarivate Analytics.

    2016
    A UFMG é a líder no ranking de instituições depositantes de patentes no Brasil em 2016, com 70 pedidos, segundo relatório divulgado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). 

  8. Outros

    2023

    Webometrics Ranking of World Universities (primeira edição de 2023): UFMG ocupa a terceira posição no Brasil e a quarta na América Latina. A iniciativa considera o impacto da presença das instituições na web. O ranking é produzido duas vezes por ano pelo Cybermetrics Lab, grupo vinculado ao Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC), a maior instituição pública de fomento à pesquisa na Espanha.

    Pesquisadores da UFMG aparecem em segunda edição de rankings por área da Research.com. Quarenta e nove pesquisadores da UFMG estão incluídos nos rankings em 27 áreas. Produtividade e impacto baseado em citações de artigos científicos estão entre os critérios considerados pela classificação feita pela plataforma. 

    2021

    Secretaria de Tesouro Nacional (STN): UFMG foi a universidade federal mais bem avaliada no que se refere à qualidade da informação de custos, em 2021. No ranking do Relatório Foco em Custos relativo a 2020, o primeiro da série, a Universidade havia ficado em segundo lugar entre as 63 instituições. O bom desempenho da UFMG se deve à capacidade de identificar em detalhes despesas de pessoal e custeio em setores de todos os níveis de estrutura organizacional.

    2021

    World Scientist and University Rankings 2023: UFMG é a melhor federal em ranking de cientistas mais produtivos e influentes, segundo o  AD Scientific Index 2021. A Universidade aparece na quinta posição na América Latina, com 345 cientistas entre os 10 mil mais produtivos e influentes, e está entre as oito universidades mais bem classificadas dos países do Brics. 

    2020

    Ranking de Instituições SCImag (SIR) 2020: UFMG está entre as seis universidades latino-americanas mais bem classificadas na edição de 2020, que contempla pesquisa, inovação e relevância social e utiliza dados coletados na base Scopus e no Google, entre outras fontes.

    2020

    Ranking Universitário Folha (RUF):  Pela 6ª vez consecutiva, a UFMG é classificada como a universidade com o melhor ensino do país. Na classificação geral, a UFMG ficou em quarto lugar, e na classificação em Mercado, como a segunda melhor do Brasil. 

    2016

    Ranking Universitário Folha (RUF): Pelo terceiro ano consecutivo, o ensino da UFMG é classificado como o melhor do país entre as 195 universidades, públicas e privadas, avaliadas na edição 2016 divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo. Na classificação geral, a UFMG é a quarta colocada, atrás da UFRJ, da USP e da Unicamp.