Destaques em 2021
- A UFMG é a universidade federal mais bem avaliada do Brasil, segundo o ranking mais recente do Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (divulgado em 2021 referente aos dados coletados em 2019). Desde a criação do Índice, em 2007, a UFMG apresenta a nota máxima: 5.
- Por ter sido a universidade brasileira que registrou o maior número de patentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), no período de 2010 a 2019, a UFMG recebeu o Prêmio de Inovação Universidades, oferecido pela Clarivate Analytics.
- QS World University Rankings 2022: a UFMG manteve-se entre as sete universidades brasileiras mais bem avaliadas e foi classificada entre as 50% melhores. A posição geral está na faixa 651-700, o que representa estabilidade nas últimas três edições.

Destaques em 2020
- Melhor instituição federal de ensino superior e a terceira do país (THE - Times HigherEducation, 2019), é a única Federal do país a figurar no percentil 25 das instituições mais bem classificadas.
- Uma das três melhores universidades federais brasileiras (ARWU - Academic Ranking of World Universities, ranking de Shangai).
- Uma das melhores universidades do país há mais de uma década, com nota máxima (5) no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC).
- Uma das mais conceituadas instituições de ensino superior da América Latina (SIR - Ranking de Instituições SCImago, 2020).
- Uma das Universidades líderes no registro de patentes bem como na transferência de tecnologia do país.
- 6ª vez consecutiva a universidade com o melhor ensino do país (RUF - Ranking Universitário Folha de S. Paulo, 2019).
- 15º lugar na edição 2021 da versão para a América Latina, no grupo de 4% das instituições líderes (QS World University Ranking).