Patentes e transferência tecnológica

A UFMG é a líder no ranking de instituições depositantes de patentes no Brasil em 2016, com 70 pedidos, segundo relatório divulgado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). 

Somados os pedidos de patente nos quais a Universidade figura como cotitular, ou seja, depositados junto com outras instituições, o número  chega a 91. O recorde histórico da UFMG em inovação era de 56 depósitos em 2015.

Dos 91 pedidos depositados em 2016, 50% são da área de biotecnologia, confirmando outra marca da UFMG: a maior depositante de pedidos de patentes de biotecnologia no Brasil. São tecnologias como diagnóstico para dengue e para doença de chagas, prognóstico de câncer de ovário e composições antineoplásicas. Depois da biotecnologia, as áreas que mais depositaram patentes em 2016 foram engenharia, farmácia e química.

A liderança reflete a política da instituição de incentivo à pesquisa, ao empreendedorismo e de investimento em programas de pós-graduação e de qualificação docente.

Conheça a lista de patente na Vitrine Tecnológica do site da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica 

Depósitos por unidade

De acordo com a ferramenta Somos UFMG, os depósitos de patentes na instituição são liderados pelo Instituto de Ciências Biológicas, seguido pelo Instituto de Ciências Exatas, Escola de Engenharia, Faculdade de Farmácia, Escola de Veterinária, Colégio Técnico, Faculdade de Medicina e Faculdade de Odontologia. Conheça os indicadores sobre depósito de patentes na Universidade extraídos pela ferramenta Somos UFMG.

Como realizar registro de patente

Instruções para realizar depósito de pedido de patente na UFMG estão informadas no site da Coordenadoria de Inovação e Transferência Tecnológica. Organizações e empresas interessadas em parceria para o desenvolvimento de know how e em patentes geradas na Instituição devem entrar em contato com a Coordenadoria.

Contato para transferência tecnológica

Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT)

Av. Antônio Carlos, 6627
Unidade Administrativa II - 2º andar - salas 2008 a 2017
Campus Pampulha - Belo Horizonte - MG - CEP 31270 901
Telefone.: 55 (31) 3409-4033
E-mail: info@ctit.ufmg.br