A UFMG é considerada uma das pioneiras no registro de patentes no Brasil e se posiciona há anos como uma das universidades que mais se destacam nesta área. A Universidade possui em seu portfólio mais de 1.500 tecnologias protegidas por patente no Brasil e no exterior, graduou mais de 60 empresas na Incubadora INOVA e celebrou mais de 100 contratos de transferência e licenciamento com empresas.

Várias das tecnologias licenciadas já estão disponibilizadas para a sociedade na forma de vacinas, kits diagnósticos, programas de computador, produtos e processos de engenharia, produtos para nutrição, dentre outras soluções criadas a partir das competências da Universidade.

O que é patente?
O conhecimento novo que se traduz em uma “invenção” é registrado na forma de uma patente. A patente garante o direito de exclusividade na exploração comercial da invenção. Portanto, patentes têm o potencial de assegurar uma posição de vantagem competitiva a uma empresa a possuir. Um país cujas as empresas possuam grande número de patentes e que explorem comercialmente essas patentes terá empresas competitivas, com produção de alto valor agregado.

A pesquisa que conduz à obtenção de uma patente pode tanto decorrer de projetos orientados à descoberta científica e que terminam por revelar oportunidades de criação de uma invenção potencialmente útil para fins econômicos, quanto pode surgir no contexto de um projeto de desenvolvimento tecnológico especificamente encomendado por uma organização, já visando uma aplicação específica. Em qualquer dos casos, uma patente pode representar expressiva geração de valor, produzindo retorno econômico e ganhos de competitividade.

Números da inovação na UFMG
1582 depósitos de pedido de patente no Brasil e exterior
62 empresas graduadas na incubadora INOVA
794 notificações de invenção
80 registros de software
109 contratos de licenciamento
121 acordos de parceria
R$ 8.131.077 em comercialização da propriedade intelectual
Fonte: CTIT - dezembro/2020

Depósitos por unidade acadêmica
Confira a atualização na ferramenta Somos UFMG.

Rankings
A UFMG figura de acordo com o ranking do Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI entre as cinco maiores depositantes de patentes no país, sendo que em 2020 venceu a primeira edição do Prêmio Patente do Ano – Melhor Patente Aplicada à Covid-19, premiação organizada pela Associação Brasileira de Propriedade Intelectual – ABPI, INPI e ANPEI.

Como realizar o registro de patente?
Acesse as informações no site da Coordenadoria de Inovação e Transferência Tecnológica (CTIT). Organizações e empresas interessadas em parceria para o desenvolvimento de know how e em patentes geradas na Instituição devem entrar em contato com a Coordenadoria.

Contatos da CTIT
A Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) foi criada em 1997 e atua em direção ao favorecimento e fortalecimento do Sistema Nacional de Inovação. Os esforços realizados para que as pesquisas desenvolvidas na UFMG cheguem à sociedade em forma de novos produtos, processos e serviços, perpassam longas ações envolvendo sempre o compromisso e responsabilidade da Universidade com a inovação. A educação empreendedora é temática relevante por meio dos vários projetos e eventos promovidos, bem como o incentivo a startups e spin offs através da incubadora INOVA UFMG.
- Acesse o site
- Endereço: Av. Antônio Carlos, 6627, campus Pampulha. Unidade Administrativa II - 2º andar - salas 2008 a 2017. Belo Horizonte/MG. CEP 31270-901
- Telefone: +55 (31) 3409-4033
- E-mail: info@ctit.ufmg.br