Pesquisa e Inovação

Livro de Heloisa Starling revela ideário republicano no Brasil Colônia

Historiadora da UFMG investiga o tema com base nos conceitos de igualdade, liberdade e cidadania e nas diversas conjurações

A professora Heloisa Starling, da Fafich, lança nesta quarta, 20 de junho, em Belo Horizonte, o livro Ser republicano no Brasil Colônia – a história de uma tradição esquecida (Companhia das Letras). O evento, com início às 19h, será realizado no Conservatório UFMG (Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro) e terá bate-papo com a participação da autora, do historiador José Murilo de Carvalho, do jornalista Marcelo Fonseca, do Estado de Minas, do professor de Filosofia da UFMG Newton Bignotto e do antropólogo social Ricardo Teperman, editor da Companhia das Letras.

Heloisa Starling investiga o ideário republicano na Colônia com base dos conceitos de igualdade, liberdade e cidadania e com foco na Inconfidência Mineira, na Conjuração Baiana e outros momentos críticos de efervescência política anteriores à Independência.

Heloisa Starling: princípios republicanos
Heloisa: princípios republicanos resgatados do esquecimentoFoca Lisboa / UFMG

Contraste
De acordo com texto de apresentação da obra, o ensaio de Heloisa Starling “resgata do esquecimento o percurso das ideias de república no Brasil Colônia e a trajetória formativa da incipiente cidadania antes da Independência. As conjurações de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, entre outras, são reinterpretadas em contraste com a República instituída pelo golpe militar de 1889, cuja essência oligárquica e excludente tem reiterado como tragédia nacional a aguda constatação de nosso primeiro historiador [o frei franciscano Vicente do Salvador], profeta dos eternos desmandos na condução da res publica nativa”. De acordo com a autora, os princípios republicanos que guiaram os inconfidentes já tinham no final do século 18 uma rica tradição no Brasil colonial. 

Heloisa Murgel Starling é historiadora e cientista política. É autora de, entre outros, Os senhores das gerais (1986), Lembranças do Brasil (1999), Brasil: Uma biografia (2015), com Lilia Moritz Schwarcz, e República e democracia: impasses do Brasil contemporâneo (2017). A pesquisadora coordena o Projeto República, da UFMG.

Livro: Ser republicano no Brasil Colônia – A história de uma tradição esquecida
Autora: Heloisa Murgel Starling
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 384 
Preços: R$ 66,90 (impresso) / R$ 39,90 (e-book)

Em vídeo produzido por Rafael da Cruz e Wilkie Buzatti, do Projeto República, Heloisa Starling fala sobre o livro: 

Com Assessoria de Comunicação da Companhia das Letras