Livro que trata do modelo industrial de urbanização será lançado no sábado

Pesquisadores da UFMG e outras instituições escrevem sobre transformação social e da paisagem; evento será na Escola de Arquitetura

...

CRV / Divulgação

Um grupo de professores e pesquisadores da UFMG e de outras instituições, incluindo a Chinese University of Hong Kong, lança neste sábado, 23, na Escola de Arquitetura, o livro Os modelos das companhias industriais e seus reflexos nas cidades brasileiras (CRV).

A coletânea de artigos aborda o modelo industrial de urbanização, sua materialização e transformações contemporâneas. Historiadores, sociólogos e arquitetos urbanistas compõem um panorama amplo que apresenta as mudanças sociais e da paisagem que surgem da relação entre os processos de industrialização e de urbanização.

As organizadoras da obra são as professoras do curso de Arquitetura da UFMG Maria Cristina Villefort Teixeira, Marieta Cardoso Maciel, Marina Salgado e Staël de Alvarenga Pereira Costa, e a doutoranda Maria Manoela Gimmler Netto, que atuam no Laboratório da Paisagem da Escola de Arquitetura, grupo de pesquisa em desenho ambiental.

O evento de lançamento terá início às 11h, e a Escola de Arquitetura fica na Rua Paraíba, 697, Savassi.