Medicina promove simpósio de prevenção ao suicídio na área de saúde

Iniciativa integra programação da campanha Setembro Amarelo

Obra "No portão da eternidade", de Van Gogh, 1882Van Gogh Museum, Amsterdam (Vincent van Gogh Foundation)

Como atividade integrante da campanha Setembro Amarelo, a Faculdade de Medicina promove, nos dias 12 e 13 deste mês, o simpósio Saúde mental e suicídio do médico e do estudante. O evento terá lugar no Salão Nobre da unidade, e as inscrições, gratuitas, devem ser realizadas com preenchimento de formulário eletrônico.

Destinado a estudantes e profissionais de medicina e psicologia, o simpósio contará com oficinas, palestras, mesas-redondas e a exibição do filme Nasce uma estrela. A programação está disponível no Portal da Faculdade de Medicina.

Durante o evento, será lançado o Núcleo de Apoio Psiquiátrico e Psicopedagógico ao Residentes do Hospital das Clínicas da UFMG (Nappre-HC).

Depressão e suicídio
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 800 mil pessoas se suicidam anualmente,  e essa é a segunda causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos.

A OMS adverte que "os traumas psicológicos e o abuso aumentam o estresse emocional e podem desencadear depressão e comportamentos suicidas em pessoas vulneráveis".

A TV UFMG publicou vídeo em que o psicólogo Gilmar Fidélis, do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Faculdade de Medicina (Napem), ensina o que não dizer a pessoas em sofrimento mental.

Entrevistado: Gilmar Fidélis, psicólogo do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Faculdade de Medicina (Napem)
Produção: Marden Ferreira
Reportagem: Marden Ferreira