Notícias Externas

No Dia dos Namorados, pesquisadora discute relacionamentos nos tempos atuais

Os impactos das tecnologias e do distanciamento social nas relações amorosas foram abordados no programa Expresso 104,5 da Rádio UFMG Educativa

Pesquisadora discute o amor no tempo das tecnologias virtuais
Pesquisadora discute amor na era das tecnologias virtuais Виктория Бородинова por Pixabay

O uso de aplicativos de relacionamento e o flerte virtual tem sido cada vez mais frequente. Inclusive, surgiram vários termos específicos para essa forma de relacionamento. Atualmente, em isolamento social, o contato online se tornou a única possibilidade para muitos casais e também surgiram termos para essa realidade. Por exemplo, o termo Zumping que é uma mistura de Zoom, aplicativo de videoconferência, e Dumping, palavra em inglês para término. 

No dia 12 de junho, dia dos namorados, o programa Expresso 104,5 abordou a virtualização dos relacionamentos e os impactos do distanciamento nas relações amorosas. Em entrevista à Rádio UFMG Educativa, a doutoranda psicologia e pesquisadora do grupo Além da Tela: psicanálise e cultural digital, Juliana Berni, falou sobre esses temas que atravessam os relacionamentos na atualidade.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

A pesquisadora Juliana Berni faz parte do projeto Além da Tela, grupo de pesquisa orientado pela psicanálise cujo objetivo é investigar as relações dos sujeitos com as tecnologias digitais. Você encontra outras informações pelo Facebook ou Instagram do projeto.

Produção de Filipe Sartoreto