Saúde

Nupad alcança marca de sete milhões de mineiros triados pelo teste do pezinho

Exame, gratuito pelo SUS, é realizado nos postos de saúde dos 853 municípios do estado

Criança acompanhada pelo Nupad em consulta no Hospital das Clínicas:
Criança em consulta no Hospital das Clínicas: Nupad faz o acompanhamento de 7,8 mil pessoasFoto: Arquivo Faculdade de Medicina da UFMG

O Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad), da Faculdade de Medicina da UFMG, ultrapassou, em 2023, a marca de sete milhões de recém-nascidos triados no estado, em trabalho iniciado em 1994. O órgão é o serviço de referência na execução do Programa de Triagem Neonatal em Minas.

O atual painel do programa contempla 12 doenças. Após a triagem, os casos suspeitos passam por exames de confirmação. Quando o diagnóstico é fechado, a rede assistencial do SUS acompanha o caso, que muitas vezes dura toda a vida. “Temos pacientes recém-nascidos, mas também adultos, com quase 30 anos, que são atendidos e serão cuidados pelo SUS durante toda a vida. É necessária uma rede robusta, com profissionais de saúde capacitados em todo o estado, para fazer esse trabalho”, afirma a coordenadora acadêmica do Nupad, Ana Lúcia Starling.

O Núcleo contabiliza 7.814 pessoas em acompanhamento ambulatorial para alguma das doenças triadas no estado. Em 2022, o PTN-MG incluiu, no painel, a toxoplasmose congênita e outras cinco doenças relacionadas com defeitos da beta-oxidação dos ácidos graxos (DOAG). Desde então, 279.669 recém-nascidos foram triados já para as 12 doenças no teste do pezinho.

Desse total, 259 bebês estão em acompanhamento ambulatorial para toxoplasmose congênita, e 19, para algum dos DOAG. O cenário da toxoplasmose é um exemplo da complexidade do PTN-MG. “As confirmações diagnósticas, muitas vezes, demandam atuação de oftalmologistas experientes no exame específico para toxoplasmose em recém-nascidos. Isso em um estado que é maior, mais populoso e diverso do que muitos países da Europa”, compara Ana Starling.

A professora ressalta que os próximos passos da expansão vão abordar condições de difícil controle. “Algumas das doenças que vão entrar são muito mais graves e de manejo mais difícil do que as que já triamos. Isso vai demandar equipes mais especializadas e infraestrutura física e tecnológica mais sofisticada, incluindo até transplantes”, explica ela. E complementa: “Toda expansão nos ensina algo sobre essas doenças”.

Legislação
Em maio de 2021, foi sancionada e publicada a Lei 14.154/21, que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente, ampliando o número de doenças rastreadas pelo teste feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com a expansão, dezenas de doenças serão inseridas no programa. A inclusão se dará em cinco etapas: toxoplasmose congênita; galactosemias, aminoacidopatias, distúrbios do ciclo da ureia e distúrbios da betaoxidação dos ácidos graxos; doenças lisossômicas; imunodeficiências primárias; atrofia muscular espinhal.

O Nupad disponibiliza os resultados para os pais de crianças triadas e para os profissionais de saúde dos municípios em sua página. Os dados de acesso (usuário e senha) estão disponíveis no envelope entregue para as famílias pela Unidade Básica de Saúde. 

Em 6 de junho, é celebrado o Dia Nacional da Triagem Neonatal. Ana Starling foi entrevistada pelo Programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa. Na conversa com Luiza Glória, a professora falou sobre a importância do teste do pezinho.