Pesquisa e Inovação

Jornadas da AUGM premiam doutoranda da UFMG por estudo sobre práticas de autocuidado em diabetes

Dez estudantes representaram a UFMG em evento em São Carlos

A delegação da UFMG, acompanhada pela servidora Alessandra Moreira, da DRI. A estudante premiada, Laura Nunes, é a terceira a partir da direita, segurando seu certificado
Delegação da UFMG que esteve em São Carlos no mês passadoDRI/divulgação

A doutoranda em Enfermagem da UFMG Laura Barbosa Nunes foi destaque na 27ª edição das Jornadas de Jovens Pesquisadores da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), realizada no período de 23 a 25 de outubro, em São Carlos (SP). Laura foi premiada no tema Atenção Primária à Saúde.

O trabalho Protocolo I-SMART – Plano inteligente na intervenção telefônica orientada para as práticas de autocuidado em diabetes mellitus tipo 2 na atenção primária, desenvolvido no Núcleo de Pesquisa em Gestão, Educação e Avaliação em Saúde (Nugeas), é parte da tese de doutorado de Laura. “No Protocolo Smart, enfermeiro e paciente constroem juntos metas de curto prazo de autocuidado, com caráter motivacional, que estimulam mudanças de comportamento relacionadas aos hábitos, estilos de vida e práticas de atividades físicas”, explica a estudante. O trabalho é de autoria dela e da também doutoranda Jéssica Santos, ambas orientadas pela professora Heloísa de Carvalho Torres.

Além de Laura, a UFMG foi representada por outros nove estudantes de graduação e de pós-graduação, que apresentaram seus projetos de pesquisa em diferentes categorias das Jornadas, cujo tema central foi A ciência e a tecnologia na produção de inovação e transformação social. Ao longo dos três dias de evento, os participantes tiveram a oportunidade, além do contato com outros projetos na programação das Jornadas, de participar em atividades culturais no campus da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), sede do evento, e outros locais da cidade, como o Parque Ecológico e uma visita à Casa do Pinhal.

A AUGM e as Jornadas
Fundada em 1991, a Associação de Universidades Grupo Montevidéu é uma rede de universidades públicas e autônomas da Argentina, da Bolívia, do Brasil, do Chile, do Paraguai e do Uruguai, que compartilham suas vocações, seu caráter público e suas similaridades em estruturas acadêmicas e níveis equivalentes de serviços.

O objetivo central da AUGM é contribuir para o fortalecimento e consolidação de uma massa crítica de recursos humanos de alto nível, e as Jornadas de Jovens Pesquisadores são uma das ações nesse sentido. O evento, que nasceu em 1993, reúne anualmente centenas de pesquisadores das várias universidades filiadas à Associação. As Jornadas estimulam a formação de redes interpessoais e científico-acadêmicas entre pesquisadores dos países da região.

Com Assessoria de Comunicação da DRI