Pesquisa e Inovação

Pesquisadores da UFMG continuam trabalhos durante as férias

Cuidados com animais e coletas de amostras estão entre os processos que não podem ser interrompidos

A UFMG se encontra, oficialmente, em período de férias escolares desde o dia 15 de dezembro de 2018, mas a pesquisa nem sempre pode parar. Todos os dias, pesquisadores comparecem à Universidade para cuidar de animais, recolher amostras, acompanhar o desenvolvimento de processos. 

A TV UFMG conversou com Gracielle Braga, doutoranda pelo Departamento de Zoologia da UFMG, que desenvolve pesquisa sobre o comportamento reprodutivo do escorpião amarelo, no Laboratório de Aracnologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB-UFMG). Segundo a estudante, a sua presença na Universidade no período das férias é fundamental para o cuidado com os artrópodes e para o recolhimento de amostras de DNA.

Isabela Neves, pós-doutoranda pelo Departamento de Infectologia e Medicina Tropical, da Faculdade de Medicina da UFMG também não tira folga nesses meses de recesso escolar. Sua pesquisa envolve uma rotina de experimentos com microbactérias e é preciso que uma equipe compareça, diariamente, ao laboratório para acompanhar e registrar os processos, além de atender às demandas de análise feitas pelo Hospital das Clínicas da UFMG, ininterruptas durante todo o ano.

Entrevistadas: Gracielle Braga (doutoranda do Departamento de Zoologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG) e Isabela Neves (pós-doutoranda do Departamento de Infectologia e Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da UFMG)
Produção e Reportagem: Frederico Gandra
Imagens: Antônio Soares e Ravik Gomes
Edição de imagens: Kennedy Sena
Edição de conteúdo: Pablo Nogueira