Prêmio que valoriza relações entre países lusófonos mantém inscrições abertas

Oito mil euros serão destinados ao autor de tese ou dissertação focada na aproximação das nações

Em verde no mapa-múndi, os países de língua portuguesa
Em verde no mapa, os países de língua portuguesa Saftorangen / CC BY-SA 3.0

Estão abertas, até 31 de julho, as inscrições de candidaturas ao Prêmio Fernão Mendes Pinto 2021, que concederá oito mil euros ao autor da dissertação de mestrado ou tese de doutorado que contiver as contribuições mais significativas para a aproximação das comunidades de língua portuguesa. Os projetos inscritos deverão explicitar relações entre, no mínimo, dois países.

As propostas deverão ser apresentadas por instituições de ensino superior ou institutos de investigação científica que sejam membros da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (Aulp). A publicação será de responsabilidade do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. Leia regulamento.

Atribuído anualmente, o prêmio é concedido em parceria com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Aulp
A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (Aulp) é uma ONG que estimula a cooperação entre universidades e institutos de oito países. A rede tem os objetivos, entre outros, de promover o intercâmbio de alunos e docentes das diferentes nações, aproximar e ampliar as pesquisas e dinâmicas científicas e facilitar a comunicação entre os membros em prol do ensino da língua portuguesa no mundo.