Arte e Cultura

Primeira Guerra Mundial é revisitada com as lentes do presente

Evento na UFMG analisa produções de filmes, poemas e jogos sobre o conflito que mudou os rumos da geopolítica internacional

Cem anos após o seu término, a Primeira Guerra Mundial é revisitada com olhar contemporâneo na 3ª Jornada do Núcleo de Estudos de Guerra e Literatura da UFMG (Negue), coordenada pelo professor Volker Jaeckel. A programação, que se encerra hoje, 13, no auditório 1007 da Faculdade de Letras, dedica-se às causas, ao desenvolvimento e ao legado do episódio, propondo o debate acerca do que os pesquisadores do Negue caracterizam como “o fim de uma era de impérios e o início da decadência de um complexo sistema econômico, político e ideológico”.

As lentes do presente também se fazem presentes na análise de produções de filmes, poemas e jogos que abordam os horrores da guerra numa perspectiva digital. Uma das palestrantes, a doutoranda em Letras pela UFMG Marcela Lemos, explica, em entrevista à TV UFMG, o mito da Grande Guerra e aborda as conexões que podem ser feitas um ano após o seu fim. Ainda hoje, a partir das 16h, Marcela Lemos fará a palestra Releituras da Primeira Guerra Mundial na contemporaneidade: O mito da guerra no jogo Battlefield I.

A programação e mais informações sobre a 3ª Jornada do Núcleo de Estudos de Guerra e Literatura da UFMG estão disponíveis no site do Negue.