Arte e Cultura

Reflexão sobre inclusão permeia atividades do Espaço do Conhecimento em setembro

Atrações têm foco na comunidade surda e em pessoas com mais de 60 anos

fd
Constelação Ema observada na Sessão de PlanetárioFoto: Espaço do Conhecimento

Neste mês, a programação do Espaço do Conhecimento UFMG é dedicada ao 'Setembro da Inclusão', movimento que visa evidenciar as reivindicações e conquistas relacionadas à inclusão social.

O cronograma de atividades do museu inclui rodas de conversa sobre vivências de pessoas surdas e a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras), além de atividades voltadas para o público com mais de 60 anos e sessões acessíveis de Planetário.

Também serão promovidas ações virtuais, no Instagram e YouTube, que convidam o público a conhecer importantes personalidades da comunidade surda e a refletir sobre as temáticas do mês de modo lúdico e interativo.

De 23 a 29, o Espaço do Conhecimento também participa da 18ª Primavera de Museus, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que, em 2024, se dedica à temática Museus, acessibilidade e inclusão. Veja os detalhes:

Exibição na fachada digital – Que sinal é esse?
Quando: até 30/9, das 18h às 22h
Descrição: Durante o mês de setembro, a fachada Digital do espaço do Conhecimento exibirá palavras e termos em Libras, relacionados às exposições e ações do museu.

Bate-papo 'História de vida e comunicação em Libras', com Douglas Chagas
Quando: 7/9 (sábado), às 14h - Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Descrição: Douglas Chagas, estudante surdo do curso de Letras-Libras na UFMG e instrutor de Libras, compartilhará sua trajetória pessoal e discutirá como utiliza a Língua Brasileira de Sinais profissionalmente e em seu cotidiano. O encontro também visa a destacar a cultura da comunidade surda e a importância da acessibilidade na comunicação para os processos de inclusão social. Não é necessário conhecimento prévio em Libras.
Público: A partir de 10 anos
Número de vagas: Até 30 participantes

Oficina 'Arreda a Roda - Música de Círculo'
Quando: 21/09 (sábado), às 15h - Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Descrição: A atividade abordará a improvisação musical coletiva baseada em círculos, presente em diversas manifestações culturais brasileiras, como a ciranda, o coco, o xirê, o cavalo marinho e o samba de roda, entre outras. Aspectos relacionados a cooperação, improvisação, técnica vocal, composição coletiva, percussão corporal e coordenação motora também serão trabalhados. Não é necessário experiência prévia em canto ou dança.
Público: Pessoas acima de 60 anos e demais interessados
Número de vagas: Até 20 participantes

Bate-papo com Gabriel Benfica + Rolê Libras no Museu (Primavera de Museus)
Quando: 28/09 (sábado), às 14h - Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Descrição: Gabriel Benfica, pessoa surda, artista e estudante do curso de Direito na UFMG, promoverá um bate-papo sobre a cultura surda e a Libras, bem como sua trajetória e vivências. A atividade também inclui o Rolê Libras no Museu, no qual os participantes poderão visitar as exposições do Espaço do Conhecimento de maneira acessível, interativa e lúdica.
Público: A partir de 10 anos
Número de vagas: Até 30 participantes

vdsa
Na oficina 'Fuxicando histórias' , será produzido um tapete, confeccionado coletivamente pelos participantes Foto: Espaço do Conhecimento

Oficina 'Fuxicando Histórias' (Primavera de museus)
Quando: 29/09 (domingo), às 15h - Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Descrição: O fuxico é feito de retalhos que formam uma estampa única e cheia de histórias, já que cada fragmento foi uma peça de roupa um dia. Com isso, a oficina convida o público a compartilhar suas experiências na Região Metropolitana de Belo Horizonte, enquanto confecciona fuxicos. O resultado da atividade será um tapete, confeccionado coletivamente pelos participantes, interligando todas essas histórias.
Público: Pessoas 60+ e demais interessados
Número de vagas: Até 15 participantes

gaf
Acessíveis em Libras, sessões de Plantetário abordam formas de interpretar os objetos celestes no céu Foto: Espaço do Conhecimento

Sessão de Planetário: Astronomia Indígena com Libras
Quando: Todos os sábados e domingos de setembro, às 13h
Descrição: A sessão, acessível em Libras, aborda as formas de interpretar os objetos celestes no céu, a partir das perspectivas, saberes e costumes dos povos da etnia indígena guarani.
Ingressos: O Planetário é a única atração paga do museu, com entradas no valor de R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia-entrada). Os ingressos devem ser adquiridos na recepção no mesmo dia da atividade, com pagamento exclusivamente via cartão de débito ou PIX.
Público: Geral
Duração aproximada: 15 min
Número de vagas: 65 vagas

O Espaço do Conhecimento UFMG fica Praça da Liberdade, 700, bairro Funcionários.

Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento