Extensão

Relação entre museus, saúde mental e controvérsias científicas é tema de seminário

Evento na próxima terça, dia 18, é o primeiro da série que o Fórum de Cultura Científica promoverá neste ano

Acervo do Museu Imagens do Inconsciente será um dos temas em debate no seminário
Acervo do Museu Imagens do Inconsciente será debatido no seminário Imagem: Carlos Pertuis | Acervo Museu Imagens do Inconsciente

Nesta terça-feira, 18 de maio, a partir das 14h, será realizado o primeiro seminário do ano do Fórum de Cultura Científica da Rede de Divulgação Científica da UFMG

O seminário deste mês, cujo tema é Museus, saúde mental e controvérsias científicas, integra a programação da 9ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG e será a aula inaugural da Formação Transversal em Divulgação Científica.

Participarão do evento Cristina Cilli, curadora e gerente do arquivo histórico do Museu de Antropologia Criminal Cesare Lombroso, da Universidade de Torino, na Itália, e Luís Carlos de Mello, diretor do Museu Imagens do Inconsciente, fundado em 1952 no antigo Centro Psiquiátrico Nacional, no Rio de Janeiro.

A mediação das comunicações será feita pelas professoras Maria Stella Goulart, do Departamento de Psicologia da Fafich, e Verona Segantini, do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes (EBA), coordenadora do Campus Cultural UFMG, em Tiradentes.

Programação todo mês
O seminário de junho do Fórum de Cultura Científica está marcado para o dia 29. Daniela Araújo e Flora Villas, ambas da Unicamp, falarão sobre Tecnologia feminista: debates sobre internet, segurança digital e diversidade.

A programação do Fórum pode ser acompanhada na página da Diretoria de Divulgação Científica da UFMG no Facebook

O seminário desta terça será transmitido pelo canal da Pró-reitoria de Extensão (Proex) no YouTube:

A comissão coordenadora do Fórum de Cultura Científica é formada pelos professores Antônio José Lopes Alves, do Colégio Técnico, Bernardo Jefferson de Oliveira, da Faculdade de Educação, Érica Renata de Souza, da Fafich, Juliana Carvalho Tavares, do ICB, e Verona Segantini, da EBA.