Pesquisa e Inovação

Respiração pela boca causa sobrecarga no coração, indica pesquisa desenvolvida na UFMG

Em entrevista à UFMG Educativa, Carolina Fontes, especialista em saúde da criança e do adolescente, falou sobre impactos especialmente nas crianças

Em crianças, respiração deve ser monitorada desde cedo
Em crianças, respiração deve ser monitorada desde cedo Foto: Amanda Truss / CC BY-SA 2.0 / tinyurl.com/y237k9o7

É automático: se o nariz está entupido, o jeito é respirar pela boca. O processo é automático, mas não é inofensivo, principalmente para as crianças: a obstrução das vias aéreas superiores pode causar sobrecarga no coração, levando à hipertensão pulmonar nas crianças, doença que afeta as artérias dos pulmões e do lado direito do coração. É isso que revela a pesquisa realizada pela pesquisadora Carolina Fontes, mestre e doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescente na UFMG.

O estudo desenvolvido por Carolina Fontes já havia ganhado o prêmio Mérito Talento Científico da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh) e, mais recentemente, e ganhou reconhecimento internacional, com a publicação da pesquisa em um periódico estadunidense de referência em otorrinolaringologia e alergia. 

Em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta quinta-feira, 1º, Carolina Fontes falou sobre as relações entre os sistemas cardíaco e respiratório. 

"Quando a gente tem alguma dificuldade respiratória, uma obstrução nas vias aéreas que diminui o oxigênio que chega ao pulmão, há uma sobrecarga, primeiro, na artéria do pulmão. Se essa sobrecarga for mantida, poderá haver um remodelamento dessa artéria e sobrecarga também no lado direito do coração, que pode resultar em uma insuficiência cardíaca, em casos extremos", explicou.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Produção de Arthur Bugre