Notícias Externas

Periódico editado por professores da EEFFTO é o sexto do Brasil em fator de impacto

Relatório de citações foi divulgado pela base de dados Web of Science; 40% dos artigos publicados no BJPT são de autores estrangeiros

dw
Sérgio Teixeira: reputação internacionalThiago Peruch / EEFFTO

Brazilian Journal of Physical Therapy (BJPT), periódico que tem como editores-chefes os professores Rafael Zambelli e Sérgio Teixeira, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), é o sexto com maior fator de impacto entre revistas brasileiras (2.1), de acordo com o relatório de citações da Web of Science, base que indexa os principais periódicos do mundo. 

Mais importante revista da área de Fisioterapia no Brasil, a BJPT é publicada pela Sociedade Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Fisioterapia. O periódico reúne artigos de pesquisas originais relacionados às áreas de fisioterapia e ciências da reabilitação.

O professor Sérgio Teixeira ressalta que ter alcançado o fator de impacto de 2.1 representa grande conquista para a área da fisioterapia no Brasil. “Para chegarmos hoje ao patamar de qualidade e reputação internacional, contamos com participação efetiva dos docentes da EEFFTO. Ao longo de 14 anos, três editores-chefes e vários editores associados eram da UFMG”, observou. 

O resultado, no entendimento do professor, reflete a qualidade da produção científica brasileira. “Dos artigos publicados pela BJPT, 40% são de autores internacionais. O aumento do impacto da revista acarreta maior notoriedade e melhora a pontuação dos orientadores brasileiros nas avaliações da Capes. Por isso, trata-se de grande benefício para a pós-graduação brasileira”, enfatizou Teixeira.

Com Assessoria de Comunicação da EEFFTO