Semana do Conhecimento

Semana do Conhecimento termina hoje com premiação dos melhores trabalhos

Projetos foram inspirados no tema 'Saberes e práticas para reduzir desigualdades'

Mais de 2 mil trabalhos de iniciação científica foram apresentados e concorrem à premiação desta sexta
Mais de dois mil trabalhos de iniciação científica foram apresentados e concorrem à premiação desta sexta Júlia Duarte

Encerra-se nesta sexta-feira, 19, a 27ª Semana do Conhecimento UFMG, com o reconhecimento dos melhores trabalhos desenvolvidos por estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação, professores e servidores técnico-administrativos em educação. A cerimônia de premiação será realizada das 14h às 17h, no auditório da Reitoria.

Nos cinco dias de mostra, o conhecimento produzido nos campi Saúde, Montes Claros e Pampulha inspirado no tema Saberes e práticas para reduzir desigualdades foi compartilhado com a sociedade, em mais de três mil trabalhos expostos em forma de pôsteres, vídeos e apresentação oral. Experiências de mobilidade acadêmica, palestras, seminário, mesa-redonda, mostras interativas de ciências, feira agroecológica e mostra de filmes também compuseram a programação.

Na quarta edição da Mostra Virtual Pesquisa e Extensão na Rede de Museus é possível conhecer os 44 pôsteres de projetos desenvolvidos em 16 dos 21 espaços de cultura e ciências da UFMG e rever o arquivo das edições anteriores.

No Instituto de Ciências Agrárias, campus Montes Claros, foram apresentados mais de 300 trabalhos, dos quais 30 foram selecionados para representar o ICA e concorrer à premiação final, nesta sexta-feira.

Estudante Lucas Rocha Santos, um dos 17 pré-selecionados para representar a iniciação científica do ICA Amanda Lelis

A iniciação científica participou com o maior volume de trabalhos: 2.014 inscritos; outros 89 foram apresentados no Seminário de Iniciação Científica Júnior, por estudantes do ensino médio, que foram orientados por professores da UFMG; a Extensão reuniu 547 pôsteres e outros 197 representaram a produção da graduação.

Também foram apresentados 23 trabalhos de inclusão e promoção da acessibilidade, igual número de experiências compartilhadas por servidores técnico-administrativos. A divulgação da ciência por meio da linguagem audiovisual também foi uma das novidades da Semana, com a apresentação de 29 vídeos produzidos nas áreas de graduação e pesquisa.

Seminário do IEAT
Na manhã desta sexta-feira, das 9h às 11h, no auditório B 106 do CAD3 o Instituto de Estudos Transdisciplinares (IEAT) encerra seu seminário anual, com as apresentações de quatro professores residentes: Fabiana de Menezes Soares (Direito), Mauro Luiz Engelmann (Fafich), Maralice de Souza Neves (Fale) e Maria Angélica Melendi de Biasizzo (EBA).