Lazer e esporte

Série da TV UFMG sobre formação de atletas aborda a Ginástica Aeróbica

Modalidade esportiva é a terceira a ser mostrada esta semana

Diferentes projetos esportivos na UFMG contribuem para a formação de atletas nas mais diversas modalidades. Até sexta-feira, 17 de agosto, a TV UFMG exibe série de vídeos sobre como participar, o trabalho realizado e as particularidades de cada modalidade. A terceira reportagem é sobre a ginástica aeróbica. As primeiras produções abordaram o judô e o taekwondo. Atletismo será a próxima modalidade apresentada.

Ginástica Aeróbica

O projeto de extensão que busca formar atletas para a Ginástica Aeróbica na UFMG começou em 1996 e é atualmente coordenado pela professora Kátia Lemos, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO UFMG). A iniciativa trabalha com a iniciação de crianças (a partir de 07 anos completos) a atletas de elite, de alto-rendimento. A participação é gratuita e, para participar, basta entrar em contato com o CENEX-EEFFTO pelo telefone 3409-2314 para checar a disponibilidade de vagas. Não é necessário ter conhecimento prévio; os critérios são: estar matriculado regularmente na escola e seguir as regras da modalidade. De acordo com Kátia, semanalmente são realizadas avaliações técnicas para testar o nível dos atletas.

Atletas da iniciação treinam na EEFFTO nas terças e quintas de 14h às 16h30. Atletas da elite treinam todos os dias de 14h30 até às 19h. Atualmente o projeto atende 50 pessoas na iniciação, 5 na pré-equipe e 3 na categoria de elite.

FICHA TÉCNICA
Produção: Júlia Calasans

Reportagem: Renato Temponi

Imagens: Antônio Soares