UFMG amplia ações de gestão e desenvolvimento sustentável

Site reúne e dá visibilidade às iniciativas da Universidade

Vista aérea do campus Pampulha
Vista aérea do campus Pampulha: ênfase nas dimensões energética, hídrica e ambientalReprodução | TV UFMG

A Universidade acaba de lançar o site UFMG Sustentável, que tem o objetivo de divulgar iniciativas e projetos com foco na sustentabilidade, desenvolvidos em seus campi e unidades. A iniciativa, resultado dos trabalhos da Comissão Permanente de Gestão Energética, Hídrica e Ambiental (CPGEHA), enfatiza as dimensões energética, hídrica e ambiental, com foco na redução do consumo de água e de energia e na gestão eficiente de resíduos sólidos, entre outras temáticas ambientais de interesse institucional.

O site também funcionará como canal para impulsionar campanhas de educação ambiental e conscientização dirigidas à comunidade acadêmica e também, de forma indireta, à sociedade.

Conforme ressalta a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, a pandemia despertou ainda mais a necessidade de se pensar a relação com o meio ambiente. “A sustentabilidade já é considerada na perspectiva da pesquisa, do ensino e da extensão, mas precisamos que ela também se volte para a gestão universitária", defende a reitora.

A UFMG assumiu um compromisso público com a questão ambiental, registrado no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018-2023, por meio do qual se comprometeu a adotar iniciativas para construir a Agenda da UFMG para o Ambiente e a Sustentabilidade com base na integração de diversas áreas. Com isso, a Universidade quer se tornar referência para a sociedade nas questões ambientais, seja na produção de conhecimento e formação de pessoas, seja na prática cotidiana de seu funcionamento.

Assista ao vídeo produzido pela TV UFMG sobre os trabalhos da Universidade no campo da sustentabilidade:

Laboratório de boas práticas
Os projetos desenvolvidos pela CPGEHA associam ensino, pesquisa e extensão e têm potencial para contribuir diretamente para a redução de custos da Universidade. “Eles vão resultar em ações efetivas e, ao serem apresentados no site, deverão sensibilizar e envolver toda a comunidade acadêmica”, aposta o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira.

Segundo o presidente da Comissão, professor Braz Cardoso Filho, o campus da Pampulha está sendo transformado em um grande laboratório de boas práticas. “Estamos usando a infraestrutura de energia elétrica – incluindo as futuras unidades geradoras fotovoltaicas e a gás – e de água, com base nos poços artesianos disponíveis, para agregar às pesquisas que realizamos e contribuir com a redução das despesas com água e energia da UFMG.”

A comissão
A Comissão Permanente de Gestão Energética, Hídrica e Ambiental (CPGEHA) da UFMG foi instituída por meio da Portaria 134, de 2019. De caráter consultivo e de assessoramento da Administração Superior, a Comissão, na avaliação do vice-reitor Alessandro Moreira, “ajuda a conhecer a realidade das várias unidades da UFMG, nos diferentes campi”.

A expectativa é que as ações coordenadas pela Comissão resultem em melhorias nos sistemas de abastecimento, no desenvolvimento de iniciativas e na criação de alternativas para o uso racional de água e de energia. No caso do consumo energético, os gastos nessa área representam a segunda maior despesa de custeio da UFMG – cerca de 21,4 milhões em 2019.

A CPGEHA, presidida pelo professor Braz de Jesus Cardoso Filho, do Departamento de Engenharia Elétrica, é formada por mais cinco integrantes: o diretor do Departamento de Gestão Ambiental (DGA/PRA), Túlio Vono Siqueira, o engenheiro eletricista Felipe Coura e Cruz (DGA), a técnica em meio ambiente Jomara Gonçalves Nogueira (DGA) e os professores Raphael Tobias de Vasconcelos Barros, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, e Thales Alexandre Carvalho Maia, do Departamento de Engenharia Elétrica.

Anualmente, a CPGEHA encaminha para a Reitoria seu relatório de gestão, contendo proposição de ações no escopo de sua atuação para implementação na Universidade.