UFMG e Johns Hopkins formalizam parceria para incrementar cooperação

Universidade dos EUA é uma das 12 mais bem classificadas no ranking da Times Higher Education

Campus da Johns Hopkins University, nos EUA: parceria formalizada
Campus da Johns Hopkins University, nos EUA: parceria formalizada jhu.edu

A parceria entre a UFMG e a Johns Hopkins University (JHU), dos Estados Unidos, que tem sido marcada por iniciativas pontuais, foi formalizada recentemente em acordo de cooperação para intercâmbio de professores e estudantes, pesquisas conjuntas, troca de informações, publicações, promoção de programas de extensão, cursos, palestras e simpósios. O compromisso tem validade de cinco anos.

A iniciativa é mais um fruto do esforço da UFMG por aproximação mais forte com instituições de excelência em diversos países. A JHU está entre as 12 melhores universidades do mundo, segundo o ranking 2020 da Times Higher Education (THE).

O diretor adjunto de Relações Internacionais da UFMG, Dawisson Lopes, salienta que, diferentemente das instituições de países como Brasil, Portugal, Espanha e França, que decidem mais rapidamente apoiar parcerias em documentos formais, as universidades anglo-saxônicas esperam resultados consistentes de ações iniciais. “Se chegamos a oficializar um vínculo com a Johns Hopkins é porque atingimos qualidade de cooperação, com alto grau de confiança”, diz.

Detalhes da parceria estão descritos em matéria publicada na edição 2.088 do Boletim UFMG.