ICA leva sua produção científica à maior feira do Norte de Minas

Apresentações ocorrerão em ambiente que simula uma propriedade rural

Neste ano, todas as exposições do ICA estarão concentradas na Mini Fazenda da UFMG.
As exposições do ICA ficarão concentradas na MinifazendaAmanda Lelis / UFMG

Em ambiente especial preparado pelo Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, os visitantes da 45ª edição da Exposição Agropecuária de Montes Claros (Expomontes) poderão interagir com animais, participar de jogos educativos e conhecer resultados de pesquisas e ações de extensão realizados na Universidade. O evento começa hoje, 28 de junho, e prossegue até 7 de julho no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros.

O ambiente montado pelo ICA na exposição é a Minifazenda Dr. Zoo, cujos visitantes serão recebidos por professores, técnicos e estudantes. O cenário simula uma propriedade rural, com animais e até um engenho de açúcar. As pessoas poderão interagir com animais como pônei, minivaca, minicabra e peixes ornamentais.

De acordo com o professor do ICA e coordenador da Minifazenda, Délcio Rocha, trata-se de uma oportunidade para a população de Montes Claros conhecer o que é desenvolvido na Universidade. “A premissa do projeto é trazer conhecimento prático, técnico e científico para todos", ressalta o professor.

Insetos na alimentação
Entre os projetos de pesquisa que serão apresentados durante o evento, destacam-se trabalhos sobre a utilização de insetos na alimentação animal e humana, conservação da agrobiodiversidade por meio das sementes crioulas e aproveitamento de frutos nativos na produção de pastas e chips.

A Minifazenda também promoverá jogos e atividades de educação ambiental destinadas a crianças e jovens. A visitação é gratuita para os grupos que fizerem agendamento. Escolas públicas e grupos devem se inscrever pelo WhatsApp, no número (38) 99155-4426. A visita tem duração estimada de 45 minutos.

O ICA também participa do Torneio Leiteiro Expomontes, que visa estimular o potencial da produção leiteira da região. A 44ª Expomontes é organizada pela Sociedade Rural de Montes Claros.

Amanda Lelis / Cedecom Montes Claros