Arte e Cultura

Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, entrevista escritores ligados à UFMG

Professores e ex-alunos compartilham suas vivências e o ofício da literatura em comemoração aos 90 anos da Universidade

Em comemoração aos 90 anos da UFMG, o programa Universo Literário apresenta uma série de entrevistas com personalidades da Literatura que já passaram pela Universidade. Confira!

Lúcia Castello Branco

Professora da Faculdade de Letras da UFMG, Lúcia é graduada em Letras, mestre em Literatura Luso Brasileira, doutora em Estudos Literários e realizou três pós-doutorados em Literatura Comparada e em Teorias Psicanalíticas. Dentre suas publicações, estão O que é escrita coletivaNunca mais, A mulher escrita e Contos de amor e não. Lúcia bate um papo sobre as semelhanças e diferenças entre a linguagem acadêmica e a escrita literária.

lucia-castelo-branco-12-09-2017.mp3

Ouça a leitura de trechos de textos de Lúcia Castello Branco:

ave-de-vidro-na-voz-samuel-rosa-tou-12-09-2017.mp3
em-torno-da-roda-fogo-voz-alessandra-ribeiro-12-09-2017.mp3

Luís Giffoni

Dono da cadeira de número 33 da Academia Mineira de Letras, o mineiro de Baependi é graduado em Engenharia Civil pela UFMG, cursou astronomia na UFMG e literatura norte-americana no ICBEU-BH (Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos). Com 25 livros publicados, entre romances, contos, crônicas e ensaios para jovens, o escritor conversa sobre a sua trajetória na literatura.

Baependi-12-09-2017.mp3

Maria Esther Maciel

Professora da Faculdade de Letras da UFMG, Maria Esther Maciel foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, com o romance O livro dos nomes, do Prêmio Portugal Telecom e do Prêmio Jabuti, em 2009. No mesmo ano, recebeu também menção especial no Prêmio Casa de las Américas. Além de sua relação com a UFMG, ela falou sobre poesia e de suas pesquisas na Universidade, onde dá aulas de Literatura Comparada.

maria-esther-maciel-12-09-2017.mp3

Ouça a leitura de trechos de textos de Maria Esther Maciel:

onde-poema-voz-ewerton-martins-ribeiro-12-09-2017.mp3
pacto-voz-cecilia-lima-12-09-2017.mp3
ofício-voz-cecília-lima-12-09-2017.mp3

Vera Casa Nova

Professora de Teoria Literária, Literatura Comparada e Literatura Brasileira da Faculdade de Letras da UFMG, Vera Casa Nova se dedica à poesia, com uma escrita marcada pela volúpia e pela sensualidade. É autora de livros como Fricções - Traço, olho e letra, publicado pela Editora UFMG, traduziu obras como Diante do tempo, de G. Didi-Huberman e contribui com os programas Cabeça Conteúdo e Toque de Poesia na Rádio UFMG Educativa. No bate-papo, ela discorre sobre sua poesia, sua relação com a UFMG e sua atuação como professora na universidade.

vera-casa-nova-12-09-2017.mp3

Ouça a leitura de trechos de textos de Vera Casa Nova:

corpos-seriais-1-voz-maron-rezende-12-09-2017.mp3
corpos-seriais-2-voz-maron-rezende-12-09-2017.mp3

Ângelo Machado

Nas últimas décadas, o professor emérito da UFMG vem aliando as carreiras de cientista e escritor infantojuvenil. É graduado em Medicina pela Universidade em 1958, porém nunca exerceu a profissão, e preferiu se dedicar ao ensino e à pesquisa na área de neurobiologia. A partir dos anos 1980, começou a escrever livros para as crianças com foco em biologia. A atividade de escritor lhe rendeu um Prêmio Jabuti em 1993 na categoria Literatura Infantil. Homenageado com a Medalha Mendes Pimentel 2017, Machado compartilha seus ofícios e vivências.

angelo-machado-12-09-2017.mp3

Ouça a leitura de trechos de textos de Ângelo Machado:

rei-careca-voz-raquel-pessoa-12-09-2017.mp3
o-velho-montanha-voz-gabriela-gorice-12-09-2017.mp3

Carlos Ávila, filho de Affonso Ávila

Além de se dedicar aos versos, Affonso Ávila foi jornalista e pesquisador, e tinha como maior conhecimento a expressão barroca. Algumas de suas principais obras são O lúdico e as projeções do mundo barroco e O visto e o imaginado, editados pela Perspectiva. No dia 6 de setembro, a família do autor recebeu a Medalha Mendes Pimentel pela doação de acervo literário feita ao Acervo de Escritores Mineiros da UFMG. Conversamos com o poeta e jornalista Carlos Ávila, filho de Affonso Ávila.

carlos-avila-filho-affonso-avila-12-09-2017.mp3

Ouça a leitura de trechos de textos de Affonso Ávila:

trilhemas-ninas-voz-cecília-lima-12-09-2017.mp3
frases-feitas-voz-gabriela-sorice-12-09-2017.mp3