​Uso do mapa conceitual é tema de webinar na próxima quarta

Série é promovida pelo Programa Integração Docente

Exemplo de aplicação de mapa conceitual na estrutura de um software livre
Exemplo de aplicação de mapa conceitual na estrutura de um software livre Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Uma das ferramentas de estudos mais difundidas, o mapa conceitual será tema de webinar oferecido pelo programa Integração Docente nesta quarta-feira, 23, das 14h às 16h, com transmissão pelo canal do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) no YouTube e tradução para Libras.

A formação será ministrada pela professora Karla Rona, da Escola de Enfermagem, e pelo técnico em Assuntos Educacionais Marcos Tarquínio, vinculado à Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ) da UFMG. Eles vão abordar as aplicações pedagógicas e suas relações com a aprendizagem significativa. A atividade ficará gravada para quem não puder acompanhá-la ao vivo.

Proposta pelo psicólogo da educação David Ausubel, a noção define que o processo de aprendizagem torna-se significativo quando uma nova ideia se relaciona com conhecimentos prévios do estudante, levando à atualização e ampliação do conceito apreendido.

Esse é o nono webinar promovido pelo programa. Os anteriores, que trataram de temas como recursos do Moodle, produção de videoaulas com
smartphones, avaliação e mediação pedagógica no ensino remoto emergencial, estão disponíveis na página da iniciativa.

Com Assessoria de Comunicação do Caed UFMG