Evento acadêmico

'Ceale debate': live reúne organizadores de dicionário sobre autores de cartilhas do século 19

A edição de novembro do Ceale debate receberá, nesta terça-feira, 28 de novembro de 2023, os professores Claudia Panizzolo (Unifesp), Ana Raquel Costa Dias (SME-Goiânia) e Juliano Guerra Rocha (UFJF), que vão falar, a partir das 19h, sobre o processo de elaboração do Dicionário de autoras/es de cartilhas e livros de leitura no Brasil (século XIX). A live, gratuita, será transmitida no canal do Ceale no YouTube. Não é necessária inscrição prévia, e certificados serão emitidos para quem preencher o formulário que terá o link postado no chat.

O dicionário foi organizado pelos professores convidados pelo Ceale, juntamente com Diane Valdez (UFG). A obra, que foi editada pela Cegraf UFG e está disponível gratuitamente no site da editora, contém 73 verbetes biográficos de escritores de cartilhas e livros que foram produzidos ou circularam no Brasil no século 19. O projeto  reuniu 80 pesquisadores de todas as regiões brasileiras e de Portugal e representa contribuição valiosa para a historiografia da alfabetização e dos impressos escolares no Brasil.

Os palestrantes
Ana Raquel Costa Dias é mestre e doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação (GEPHE-FE/UFG), atua na coordenação do GT de História da Educação da Anpuh-Goiás.

Cláudia Panizzolo é mestre e doutora em Educação pela PUC São Paulo e professora associada da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa Infância, Cultura, História (Gepich) e integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM), o Grupo de Estudos da Imprensa em Língua Estrangeira no Brasil (Transfopress Brasil) e o Grupo de Estudos e Pesquisa História da Educação: intelectuais, instituições, impressos.

Juliano Guerra é doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  É como editor executivo da Revista Educação em Foco (Faced/UFJF) e integra a pesquisa interinstitucional Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento, no Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da UFMG.

O Ceale debate é um ciclo de conferências destinadas a professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação que lidam com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita. A iniciativa promove a socialização de experiências pedagógicas e resultados de pesquisas, alimentando processos de formação autônomos e permanentes.

A série tem eventos mensais, sempre na Faculdade de Educação. Mais informações podem ser obtidas pelo email cealedebate@gmail.com.

Descrição Imagem
Capa do ‘Dicionário de autoras/es de cartilhas e livros de leitura no Brasil (Século XIX)’ Foto: Divulgação | Cegraf UFG

Ceale debate (online)
Data: 28 de novembro de 2023