Evento acadêmico

'Ceale debate': professores mostram como os games podem subsidiar o ensino da ortografia

O Ceale debate recebe, no dia 27 de junho de 2023, os professores Artur Gomes de Morais, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Tarciana Almeida, da rede municipal de Recife, para falar sobre o ensino da ortografia por meio de jogos e ludicidade. A live será transmitida pelo YouTube.

Os convidados são autores do livro Jogos para ensinar ortografia: ludicidade e reflexão. Além dos fundamentos que norteiam a proposta, serão abordados diferentes jogos criados para ensinar as regularidades da norma ortográfica.

"Quando o tema é o aprendizado da ortografia, a tendência, muitas vezes, é avaliar e punir quem não obedece à norma, sem ter propiciado oportunidades para que os estudantes dela se apropriem de modo reflexivo, observando o que pode ser compreendido e o que precisa ser memorizado", argumentam os professores no texto de divulgação do evento.

Os palestrantes
Artur Gomes de Morais é graduado e mestre pela UFPE e doutor em Psicologia pela Universidade de Barcelona. Fez estudos de pós-doutorado na Universidade de Barcelona, no INRP-Paris, na UFMG e na Upec-Paris. É docente vinculado ao Centro de Educação da UFPE.

Tarciana Pereira da Silva Almeida é graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco e em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. É mestre e doutora em Educação pela UFPE, na área de linguagem, e professora das séries iniciais do ensino fundamental.

Os participantes que preencherem o formulário disponibilizado no chat durante a live receberão certificados, que ficarão disponíveis na página da Faculdade de Educação (FaE). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cealedebate@gmail.com.

O 'Ceale debate' é um ciclo de conferências aberto a professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita. Seu objetivo é promover a socialização de experiências pedagógicas e resultados de pesquisas, alimentando processos de formação autônomos e permanentes. Os eventos são realizados mensalmente, sempre na FaE, com acesso gratuito e aberto ao público geral.

Descrição Imagem
Jogos podem ensinar as regularidades da norma ortográfica às crianças em processo de alfabetização Foto: Sof_lo | Pixabay

23 a 27 de junho de 2023

Adicionar ao meu calendário