Evento cultural

Concerto de música brasileira para cordas e piano

O Conservatório UFMG promove, no dia 6 de agosto de 2019, o concerto 'Música brasileira para cordas e piano', com Marija Mihajlovic (violino), Robson Fonseca (violoncelo) e Miriam Bastos (piano). O evento tem entrada gratuita e começa às 19h30.

Marija Mihajlovic e Miriam Bastos possuem um sólido trabalho desde 2009 quando formaram o Duo Mihajlovic/Bastos, apresentando recitais em Belo Horizonte, Patos de Minas, Brasília, Ilha de Paquetá, Belgrado, Roma, Buenos Aires e Lisboa. As duas musicistas, sempre pesquisando música brasileira e sérvia para esta formação, convidaram Robson Fonseca a integrar o conjunto. O Trio foi formado a partir da pesquisa de doutorado sobre os Trios com piano de Heitor Villa-Lobos.

Os músicos

Miriam Bastos é doutora em Música pela Escola de Música da UFMG, obteve o título de mestre em Música Brasileira pela UNI-Rio, e bacharelado em Piano pela Escola de Música da UFMG. Realizou diversos cursos de aperfeiçoamento musical. Em 2007 e 2008 aperfeiçoou-se na Academia de Piano e Música de Câmera de Konz, Alemanha, onde também deu recitais. Integra o corpo docente da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerias desde 1996, onde atua como professora de piano, música de câmara e oficina de performance.

Marija Mihajlovic é natural de Belgrado, Sérvia, e iniciou seus estudos de violino nas escolas de música Vladimir Djordjevic e Josip Slavenski. Graduou-se na Faculdade de Música de Belgrado e obteve o título de mestre em Artes na mesma instituição. Depois de mudar-se para o Brasil, em 2008, integrou a Orquestra Filarmónica de Minas Gerais durante sete anos. No ano de 2015 concluiu mais um mestrado em Performance Musical na UFMG. Desde 2017, participa dos eventos sinfónicos camerísticos da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, dedicando-se ao trabalho pedagógico como professora de violino e maestrina da orquestra jovem no projeto Orquestra Geração.

Robson Fonseca é bacharel em violoncelo pela Universidade de São Paulo (USP), instituição na qual obteve o I prêmio Olivier Toni. Posteriormente concluiu o certificado na Uni–Münster, Alemanha. Frequentou cursos ministrados por músicos como Antônio Meneses, Alceu Reis e Julian Trytysnky. De 2003 até 2009 foi chefe de naipe dos violoncelos da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, e professor na escola de música de sertãozinho. Atualmente é principal assistente da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e principal violoncelo da Orquestra Ouro Preto.

Henrique Oswald(1852-1931): Serrana (1925)
Heitor Villa-Lobos (1887-1959) : Trio nº2 (1915) para piano, violino e cello
Allegro
Moderato Berceuse - Barcarolla (Andantino calmo),