Evento acadêmico

Hoje, às 19h: Bernardo Providência, da Universidade do Minho, faz palestra sobre design emocional

Nesta quinta-feira, 10 de setembro de 2020, o professor Bernardo Providência, da Universidade do Minho em Portugal, ministra, a partir das 19h, palestra sobre design emocional, com transmissão pelo YouTube do curso de Design de Moda da Escola de Belas Artes (EBA). A professora Angélica Oliveira Adverse, da EBA, fará a mediação da comunicação do professor português, que é aberta ao público.

A palestra será ministrada no âmbito da série Fala-se em moda, que é organizada pela professora Ana Paola dos Reis e conta com a participação de todos os professores do curso. Com a intenção de promover o intercâmbio regular da comunidade da UFMG com pesquisadores e profissionais dos campos do design e da moda, a disciplina vem recebendo regularmente pesquisadores externos “para conversar sobre pesquisas, atuação profissional e temas de trabalho com os estudantes do curso”, explica Ana Paola.

Bernardo Providência é professor da graduação e da pós-graduação stricto sensu da Universidade do Minho em áreas como design de produto e design de moda. Suas investigações estão concentradas nos campos do design emocional, do design participativo e do design social.

Em palestra sobre o mesmo tema, ministrada na UFMG há alguns anos, Bernardo Providência descreveu o design emocional como um campo que, neste início de século, “assume-se como domínio de investigação que trabalha o design centrado na interação com os objetos e nas experiências sensoriais e cognitivas que desencadeia e nos estímulos e na sensações de prazer e afeto".

Esta é a quarta palestra da série, que terá 11 comunicações. As aulas anteriores podem ser acessadas no mesmo canal. Outras informações sobre o ciclo de palestras e demais atividades estão no teaser abaixo:

Atualizações sobre as atividades desenvolvidas pelo curso e que são abertas ao público ficam acessíveis em sua página no Instagram.

Descrição Imagem
Bernardo Providência, professor da Universidade do Minho Foto: Arquivo pessoal