Evento cultural

Live do Ceale aborda o combate ao capacitismo na alfabetização

Ver cartaz do evento >

A próxima edição do Ceale Debate recebe, em live, a professora Eliane Ramos para discutir educação inclusiva e alfabetização.

A convidada descreverá seus estudos e trabalhos com a educação inclusiva. Também discutirá questões relacionadas ao tema, como a capacidade de todas as pessoas de aprender a ler e a escrever e a necessidade de novos métodos que contemplem deficiências específicas e de meios para que o ensino da alfabetização e do letramento seja mais acessível.

O objetivo da discussão, que será realizada no dia 25 de abril de 2023, a partir das 19h, é provocar reflexões sobre a importância de identificar e combater o capacitismo no ensino da leitura e da escrita na escola inclusiva.

Não é necessário fazer inscrição. Será emitido certificado para quem preencher o formulário que será disponibilizado no chat durante a live. Os certificados ficarão disponíveis no site da Faculdade de Educação (FaE).

Eliane de Souza Ramos é professora, fonoaudióloga, graduanda em Pedagogia, mestra e doutora em Educação pela Unicamp. Atua, desde 2006, como assessora na Rede Municipal de Educação de Amparo (SP), formando professores do ensino comum e da educação especial, a fim de que atuem de maneira acessível e inclusiva. Coordena o Grupo de Trabalho pela Inclusão do mesmo município.

O Ceale Debate é um ciclo de conferências destinado a professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita. O ciclo cria oportunidade para a socialização de experiências pedagógicas e resultados de pesquisas, alimentando processos de formação autônomos e permanentes. O Ceale Debate é realizado mensalmente, sempre na FaE. As conferências são abertas ao público e gratuitas.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cealedebate@gmail.com.

Descrição Imagem
A professora Eliane Ramos tratará de questões como a necessidade de novos métodos para tornar o letramento mais acessível Divulgação