Evento acadêmico

Live do Ceale aborda literatura infantil e representatividade negra

O Ceale debate recebe a professora Patrícia Barros, do Centro Pedagógico da UFMG, nesta terça, 31 de outubro, às 19h. A docente vai falar do seu trabalho de pesquisa sobre representatividade negra e literatura infantil, dentro do currículo da alfabetização, por meio de uma live gratuita que depois poderá ser assistida no canal do Ceale no YouTube. Não é necessário inscrição prévia, e serão emitidos certificados para quem preencher o formulário que terá o link postado no chat durante a live. 

Patrícia Barros é professora da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, tem experiência na área de formação de professores alfabetizadores e pesquisa principalmente os temas ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, literatura infantil, infância e relações étnico-raciais. 

A educadora vai compartilhar seu trabalho de ensino e discutir temas, imagens, autoras e autores que estão presentes nas narrativas inseridas no ambiente escolar, destacando protagonismos e ausências relacionados à literatura e às relações étnico-raciais no currículo de alfabetização. 

O Ceale debate é um ciclo de conferências destinadas a professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita. A iniciativa promove a socialização de experiências pedagógicas e resultados de pesquisas, alimentando processos de formação autônomos e permanentes. O Ceale debate tem eventos todo mês, sempre na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG.

Mais informações podem ser obtidas pelo email cealedebate@gmail.com.

Descrição Imagem
Patrícia Barros é graduada em pedagogia na UFMG Foto: Arquivo da Revista Brasileira de Educação Básica

Ficha técnica

Ceale debate
Literatura infantil e representatividade negra no currículo da alfabetização

Data: 31 de outubro de 2023 
Horário: 19h
Evento gratuito

Serviço

27 a 31 de outubro de 2023

Canal da Ceale - FaE/UFMG​ no Youtube

Adicionar ao meu calendário

Entrada franca