Evento acadêmico

Programa do ICB estreia com live sobre empreendedorismo na ciência e patentes

Aspectos práticos sobre patentes, suas aplicações e projetos científicos no mercado compõem  a temática de palestra on-line na próxima segunda-feira, dia 23 de agosto de 2021, às 19h. A live marca a estreia do programa Conexão.Lab, iniciativa da Gerência de Projetos e Negócios (GerPro) do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG.

A convidada da primeira edição da série é Mariana Bottino, consultora especializada na criação de empresas de base tecnológico-científica e youtuber. Doutora em Biologia Molecular, com estudos de pós-doutorado em Inovação, Patentes e Transferência de Tecnologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mariana é CEO e fundadora do programa de negócios Cientista Empreendedor, presta consultoria a cientistas e auxilia na transição pesquisa-mercado, desde a transformação de projetos acadêmicos em negócios até a venda e negociação da tecnologia.

A palestra terá duração de aproximadamente 90 minutos, incluindo o tempo de perguntas do público, e será transmitida pelo canal do ICB no YouTube. O Conexão.Lab vai divulgar a cultura do empreendedorismo na ciência entre os pesquisadores do ICB e fortalecer política de incentivo ao aumento da prestação de serviços e parcerias com iniciativas privadas.

Muitas patentes, pouca transferência
Mariana Bottino lembra que as inovações tecnológicas, os novos produtos e as novas soluções são criadas, em geral, com base em resultados de pesquisas de ponta. Ela sustenta que, embora o Brasil desponte como um dos países com grande produção científica, e as universidades brasileiras apresentem um crescente número de patentes, a quantidade de pesquisas que são transferidas para o mercado ainda é pequena. A consultora destaca que a UFMG ocupa a quarta posição em pedidos de patente no Brasil: 1.130, desde 1992, 107 delas transferidas para o mercado.

“Em minha apresentação, que terá foco na Lei de Inovação (10.973/2004), pretendo mostrar que é possível estruturar um planejamento estratégico do know-how científico para chegar com mais clareza ao mercado e que pesquisadores e bolsistas podem se beneficiar de parcerias mais estratégicas para seus projetos”, adianta Mariana Bottino.

Participarão da abertura do evento os professores Carlos Rosa e Élida Rabelo, diretor e vice-diretora do ICB, a coordenadora do Centro de Extensão do Instituto, professora Gleide Fernandes de Avelar, a coordenadora da GerPro, Milena Rosado, e o colaborador da Gerência Ricardo Fot.

A participação é gratuita e aberta a todos os interessados, respeitado o limite de vagas. As inscrições devem ser feitas pelo Sympla. Informações adicionais podem ser solicitadas pelo e-mail  projetosenegocios@icb.ufmg.br.

Descrição Imagem
Pesquisadora no ICB-UFMG: biotecnologia lidera pedidos de patentes Foca Lisboa | UFMG