Pessoas

Alberto Laender, do DCC, é o novo professor emérito da UFMG

Docente tem reconhecida contribuição para o fortalecimento da comunidade científica de banco de dados e de bibliotecas digitais e Web

.
Alberto Laender: 'tudo que fiz não seria possível sem os professores que tive, o ambiente criado no DCC, o relacionamento com os colegas e a qualidade dos nossos alunos”Foto: Nathalie Rajão | DCC UFMG

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 11, o professor Alberto Henrique Frade Laender, do Departamento de Ciência da Computação (DCC), recebeu o título de professor emérito da UFMG. A homenagem é conferida a docentes aposentados que têm contribuição decisiva e marcante para a Universidade. A cerimônia reuniu a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, o diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), Francisco Dutenhefner, gestores da UFMG, professores eméritos e colegas do DCC e de outros departamentos.

Laender foi conduzido ao palco pelo também emérito da UFMG Ivan Moura Campos, pelo seu primeiro aluno do doutorado e hoje professor do DCC, Clodoveu Augusto Davis Júnior, e pela servidora técnico-administrativa Sônia Lúcia Borges Vaz de Melo, que representaram os colegas que acompanharam sua trajetória no Departamento e fizeram parte do seu dia a dia na Universidade.

O homenageado foi saudado pelo também professor emérito Nívio Ziviani, que ressaltou sua contribuição para o ensino e a pesquisa. “Foi uma honra receber o convite para saudar o professor Laender e falar da sua brilhante carreira com fatos dignos de permanecerem na memória. Sua contribuição para o crescimento e fortalecimento da comunidade científica de banco de dados e bibliotecas digitais e Web no país e no exterior é amplamente reconhecida”, afirmou.

Após receber o diploma, Laender fez discurso emocionado, no qual agradeceu o apoio de todos que o auxiliaram e ainda o auxiliam a desempenhar um papel relevante na carreira. "Foi uma imensa surpresa quando tomei conhecimento da minha indicação feita pelos professores Marcos André Gonçalves, Nívio Ziviani e outros colegas do DCC. Isso me deixou bastante emocionado. Sou muito grato a todos pelo reconhecimento. Não posso deixar de mencionar o papel de três professores que tive ao longo da minha formação e que me marcaram pela forma como estimulavam seus alunos e orientandos: Marcos Luiz dos Mares Guia, Ivan Moura Campos e Peter Stocker. Tudo que fiz na carreira não seria possível sem os professores que tive, o ambiente criado no DCC pelos professores e funcionários, o relacionamento com os colegas e a qualidade dos nossos alunos”, afirmou.

‘Não pare de contribuir’
Em seu discurso, o diretor do ICEx, Francisco Dutenhefner, ressaltou a importância do trabalho realizado por Laender e de sua continuidade. “A universidade é como uma máquina impulsionada por indivíduos que contribuem por um determinado período de tempo para chegarmos na desejável excelência. Alguns contribuem tanto, de maneira tão intensa e com tamanha qualidade, que somos obrigados a convidá-los de volta, para que não parem de contribuir e nos ajudar. O professor Laender é uma dessas pessoas”, disse.

Alberto Laender
Alberto Laender entre o diretor do ICEx, Francisco Dutenhefner, e a reitora Sandra Goulart: trajetória inspiradoraFoto: Nathalie Rajão | DCC/UFMG

Ao encerrar a cerimônia, a reitora Sandra Goulart Almeida ressaltou que o título de professor emérito concedido a Alberto Laender expressava a gratidão e o reconhecimento da UFMG a sua história e trajetória inspiradoras. “Tenho a honra de presidir esta sessão solene em que a UFMG se dirige ao professor Laender para lhe pedir que aqui permaneça formalmente como parte de sua comunidade, reconhecendo a singularidade e a relevância de sua trajetória. Registro o reconhecimento e o agradecimento da UFMG por ele ter dedicado a maior parte de sua carreira a atuar em questões de tamanha centralidade. Nosso homenageado é um professor dedicado, com uma habilidade ímpar para lidar com pessoas. Além disso, é um pesquisador de referência em seu campo de atuação, gestor democrático, diligente e inovador, com rara capacidade de organização, que combina atuação incisiva e firmeza no trato da coisa pública e das pessoas e no enfrentamento das adversidades”, destacou a dirigente.

Trajetória
Alberto Laender é graduado em Engenharia Elétrica e mestre em Ciência da Computação pela UFMG e doutor em Computação pela University of East Anglia, Inglaterra. Em 1997, foi pesquisador visitante no HP Labs em Palo Alto (Califórnia, EUA), atuando junto ao Picture Processing Team, coordenado pelo professor Moshe Zloof, criador do sistema Query-By-Example. Professor titular aposentado do DCC, Laender atua como docente voluntário na instituição, onde é um dos coordenadores do Laboratório de Bancos de Dados (LBD).

Na UFMG, foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC), membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e chefe do DCC, de 2005 a 2006. Foi também membro do Comitê Assessor de Ciência da Computação do CNPq em três oportunidades (1989-1990, 2003-2006, 2009-2012) e coordenou a instância de setembro de 2010 a novembro de 2012.

O novo emérito da UFMG foi um dos criadores e o primeiro editor-chefe do Journal of Information and Data Management, publicação oficial da Comissão Especial de Bancos de Dados da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O professor é um dos fundadores da SBC e membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Nacional de Engenharia. Em 2010, foi agraciado com a Ordem Nacional do Mérito Científico na classe Comendador e, em 2022, recebeu os prêmios Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação e ER Fellow da International Conference on Conceptual Modeling.

Laender é, ainda, um dos fundadores da Akwan Information Technologies, empresa de busca adquirida pela Google em julho de 2005 e que se tornou o primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento da big tech na América Latina.

Nathalie Rajão | Assessoria de Comunicação do DCC