Álvaro Apocalypse é homenageado com mostra de desenhos e pinturas

Exposição foi idealizada por ex-aluno, que, em sonho, recebeu a 'sugestão' do antigo mestre

O artista e suas criações do Grupo Giramundo
O artista e suas criações do Grupo Giramundo Foto: Grupo Giramundo

Nesta segunda-feira, 14, às 18h, a Diretoria de Ação Cultural da UFMG inaugura, no saguão do prédio da Reitoria, a exposição Sonho e realidade: homenagem a Álvaro Apocalypse. Uma sala especial vai abrigar desenhos e pinturas do artista plástico e professor da Escola de Belas Artes, falecido em 2003, e de 16 de seus ex-alunos da década de 1970. A exposição tem entrada franca e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, até o dia 30 de março de 2020.

Fundador, em 1970, do Giramundo, grupo de teatro de bonecos, Álvaro Apocalypse também foi pintor, ilustrador, gravador, desenhista, diretor de teatro, cenógrafo, museólogo e publicitário. Sua carreira como docente foi iniciada em 1959 na Escola de Belas Artes, onde se tornou professor titular em 1981.

Um de seus alunos, Geraldo Roberto da Silva, teve a ideia de montar a exposição em sua homenagem depois de ter sonhado com o antigo mestre.  “Sonhei com Álvaro e senti que ele me passou uma incumbência, não obrigatória, mas uma sugestão agradável. Acordei com a ideia batucando na minha cabeça. E hoje estamos aqui, cumprindo a boa sugestão que recebi”, conta.

Outros detalhes da exposição e da carreira do artista podem ser lidos em matéria publicada na edição 2.076 do Boletim UFMG. A TV UFMG produziu um vídeo sobre a mostra.