Licenciaturas da UFMG discutem práticas e formação docente

Seminário, que termina nesta sexta, é mais uma ação de fortalecimento da relação com a educação básica; evento contou com mesas-redondas e oficinas

Atividade da oficina
Atividade da oficina 'Práticas corporais – corpo, percepção, integração', uma das 23 que compuseram a programação do seminárioFoto: Jebs Lima | UFMG

A quarta edição do Seminário de práticas docentes vivenciadas nas licenciaturas da UFMG - formação e prática docente na articulação universidade-escola termina nesta sexta-feira, dia 12. A programação de hoje conta com duas mesas redondas: O Pibid e o Programa Residência Pedagógica da UFMG: dados e reflexões sobre os programas, às 14h, e Os programas de Iniciação à Docência da UFMG: o Programa de Imersão Docente (PID - CP) e o Programa de Monitoria do Ensino Técnico (PMET – Coltec) em foco, às 16h. Ambas serão realizadas no auditório principal do CAD 1, no campus Pampulha.

No encerramento do evento, a professora Francine de Paulo Martins, da graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras (Ufla), ministrará a conferência Professores em início de carreira, às 19h30, no mesmo auditório.

Aberto a  estudantes de cursos de licenciatura, professores da educação básica e da Universidade, técnicos e gestores educacionais, o evento registrou 930 inscritos nas atividades da programação geral. As 23 oficinas, que foram realizadas em diferentes unidades acadêmicas na noite de quinta, 11, e na manhã de hoje, 12, reuniram 450 pessoas. Elas foram ofertadas por docentes da UFMG e por professoras e professores da educação básica vinculados às redes estadual e municipal de ensino. A organização do evento é da Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica da UFMG (Comfic).

“Esse seminário é parte de um arcabouço maior de ações, envolvendo graduação, pós-graduação, extensão e pesquisa, articuladas com apoio da Comfic, e corrobora nosso compromisso com o fortalecimento da relação horizontal entre a Universidade e a educação básica como uma das prioridades do tempo presente. Compreendendo que a formação de professores é a base da educação, a Pró-reitoria de Graduação reafirma o entendimento de que as licenciaturas são cursos de graduação com identidade própria e continuará apoiando os colegiados para aprimoramento de suas propostas formativas”, explica o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira.

.
Mesa-redonda sobre os primeiros passos do professor na educação básicaFoto: Carol Carvalho | Prograd UFMG

Diálogo com as redes
Na conferência de abertura, realizada na noite de quarta-feira, dia 10, o professor Júlio Emílio Diniz-Pereira, da Faculdade de Educação da UFMG, abordou os Avanços e recuos nas diretrizes curriculares nacionais para a formação de professoras/es da educação básica no Brasil (2002-2024). Antes, no período da tarde, foi realizada a mesa-redonda Os estágios supervisionados na UFMG: desafios dos saberes da prática. Ontem, um dos destaques foi a mesa-redonda Os primeiros passos como professor na educação básica

“Queremos, cada vez mais, consolidar o seminário como um espaço para discutir e refletir sobre nossos cursos de licenciaturas e a profissão docente com base no diálogo com as redes municipais e estadual de ensino. Neste ano, procuramos fortalecer esse diálogo com as redes por meio da realização de mesas-redondas e oficinas com a presença de profissionais da educação básica. Eventos como esse seminário são pontos de parada, que nos convidam a refletir sobre o que fazemos, e também são essenciais para consolidar agendas e novas ações para a Comfic”, explica a professora Roberta Guimarães Corrêa, presidente da Comfic.

Mais informações sobre as ações da Comissão podem ser encontradas em seu site.

Carol Carvalho | Setor de Comunicação e Eventos da Prograd