Pesquisa e Inovação

Mostra que revela os 'sentidos do nascer' volta a Belo Horizonte

Módulo Gestação, no qual os visitantes aparecem
Módulo Gestação, no qual os visitantes aparecem "grávidos" em montagens fotográficas Projeto Sentidos do Nascer

Experiências lúdicas, debates, reflexões e trocas de informações que envolvem a gestação e o nascimento compõem a exposição Sentidos do nascer, que está de volta a Belo Horizonte neste mês. Até o próximo dia 13, ela pode ser visitada na Feira da Gestante e do Bebê, no Minascentro (quinta e sexta, das 14h às 22h, sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 18h). De 18 de março a 1º de abril, ela ficará montada no campus Saúde, das 11h às 19h, exceto nos fins de semana e feriados.

A mostra é um projeto de extensão da UFMG desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde de Belo Horizonte.

Uma das atrações da iniciativa é o módulo Gestação, no qual são produzidas montagens fotográficas que deixam o visitante com a aparência de grávido. A reflexão também será despertada por meio da leitura de cartas em que gestantes descrevem suas preferências e desejos.

O debate que confronta diferentes pontos de vista sobre a melhor forma de nascer, questionando tendências e mitos, é a tônica do módulo Controvérsias da exposição.
No módulo Nascimento, os visitantes passam por um equipamento que replica o canal do parto, resultando em vivência sensorial que simula a experiência do nascimento.

Também compõe a atividade a área de Conversas, espaço que favorece a troca de informações entre os visitantes. Esse módulo reúne exibição de filmes, depoimentos, jogos, palestras e debates.

Mais informações podem ser consultadas no site do projeto.