Repositório Institucional projeta a pesquisa da UFMG para o mundo

Plataforma tem três milhões de usuários nos seis continentes; conteúdo dos estudos é disponibilizado em parceria com pesquisadores e bibliotecários

Unaí Tupinambás:
Unaí: acesso livre a dados científicos ajuda a combater a desinformaçãoFoto: Foca Lisboa | UFMG

Com quase oito milhões de visualizações e mais de três milhões de usuários residentes em países dos seis continentes, o Repositório Institucional (RI-UFMG) oferece, em formato digital, os resultados das pesquisas realizadas na Universidade. Para ser acessível a toda a população, esse conteúdo é validado na plataforma por meio da parceria com pesquisadores e bibliotecários.

Integrante dos comitês de enfrentamento do novo coronavírus da UFMG e da Prefeitura de Belo Horizonte, o professor da Faculdade de Medicina Unaí Tupinambás é um importante parceiro do Repositório. Estão abrigadas, no RI-UFMG, inúmeras publicações de autoria, coautoria e orientações de pesquisa do docente. Para ele, dados científicos alojados em plataformas de livre acesso são imprescindíveis para que a ciência avance mais rapidamente.

“Assim que pesquisadores de Wuhan, na China, identificaram e publicaram a sequência genética do Sars-CoV-2, em menos de sete dias, todos os países membros da OMS já tinham capacidade de desenvolver técnicas de diagnóstico por biologia molecular. Esse é um exemplo emblemático da importância da publicação dos resultados de pesquisas. Além disso, no cenário atual, abrir esses dados para toda a população, de forma democratizada, auxilia a combater as fake news, a ignorância e o desconhecimento”, enfatiza o professor Unaí.

O Repositório oferece mais de 45 mil documentos – teses, dissertações, monografias, artigos, livros, capítulos de livros – para consulta pública. “Manter a parceria com os pesquisadores para dar acesso a esse conteúdo via Repositório é muito importante, pois, quanto maior o número de itens disponíveis, maior é a visibilidade e a valorização do conhecimento produzido”, pontua Izabel Araújo, coordenadora do RI-UFMG.

Parceria com bibliotecários
Além da receptividade entre os pesquisadores, o Repositório conta com o apoio dos bibliotecários da UFMG, que fazem a descrição bibliográfica e indexação dos resultados de pesquisa. Esse trabalho garante a qualidade na recuperação da informação e assegura ampla visibilidade da produção intelectual da Universidade, já que o Repositório está integrado a bases de dados nacionais e internacionais, como o Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto, o Portal Nacional de Portugal, o agregador europeu OpenAIRE e bases de dados da América Latina.

Tela do Repositório Digital da UFMG:
Tela do Repositório Digital: vitrine da produção científica da UFMGFoto: Raphaella Dias | UFMG

Com quase 800 publicações validadas de julho de 2021 a outubro deste ano, a Biblioteca do Instituto de Ciências Agrárias é destaque dessa parceria. Segundo Josiel Santos, coordenador da unidade, o sucesso dessa empreitada é resultado dos métodos adotados para gestão e controle de disponibilização das publicações. “Fizemos uma divisão da produção do quadro docente por bibliotecário. Cada validador consegue acompanhar o trabalho executado pelos demais por meio de uma planilha on-line. Para dar agilidade a esse processo, realizamos as validações diariamente e mantemos sempre contato com a coordenação do Repositório”, explica Josiel.

Em razão desse trabalho em parceria com pesquisadores e bibliotecários, publicações dispersas em vários canais de divulgação passam a ficar disponíveis em uma única plataforma, facilitando o acesso à ciência. “Com isso, o Repositório torna-se, de fato, vitrine para as contribuições que as pesquisas realizadas dentro da Universidade oferecem à para a sociedade”, destaca Izabel Araújo.

Carla Pedrosa | jornalista da Assessoria de Comunicação da Biblioteca Universitária