Arte e Cultura

Seminário ibero-americano sobre economia da cultura recebe inscrições

Evento, que será realizado na Face, discutirá, entre outros temas, as ações para mitigar os efeitos da covid-19

Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) da UFMG, que vai sediar o III Seminário Iberoamericano de Economia da Cultura
Faculdade de Ciências Econômicas sedia 3º Seminário Iberoamericano de Economia da Cultura Lucas Braga | UFMG

A UFMG recebe, em junho, o 3º Seminário ibero-americano de economia da cultura, e as inscrições já podem ser feitas no site do evento. Promovido pelo Grupo de Pesquisa em Economia da Cultura do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG (Cedeplar), o evento conta com parceria da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, da Rede Ibero-americana de Economia da Cultura (RIEC) e da Association for Cultural Economics International (Acei). As atividades serão realizadas presencialmente, em 27 e 28 de junho, no bloco de auditórios da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), no campus Pampulha. 

O objetivo do seminário é reunir professores, pesquisadores e profissionais para difundir a pesquisa científica e aplicada sobre a economia da cultura e sobre as iniciativas locais que contribuem para o desenvolvimento do setor. No evento, também serão compartilhadas informações e medidas tomadas pelo setor cultural para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19.

Mais de 100 trabalhos
A terceira edição do evento, que será realizada na UFMG, é também a primeira sediada  no Brasil. O primeiro seminário ocorreu em Medellín, na Colômbia, em 2017, quando foi criada a Rede Ibero-americana de Economia da Cultura, formada por pesquisadores de Brasil, Chile, Colômbia, Espanha e México. A segunda edição ocorreu em Valdívia, no Chile, em 2019.

Na edição brasileira, serão apresentados 101 resumos de trabalhos, oriundos de países da América Latina, da Espanha e de Portugal, que foram selecionados por comissão científica formada pelo presidente da Acei, Luis César Herrero Prieto (Universidade de Valladolid, na Espanha), e pelos professores Ana Flávia Machado (UFMG), Andrea Báez Montenegro (Universidade Austral do Chile), Luis Fernando Aguado (Pontifícia Universidade Javeriana de Cali, Colômbia), Marcos Valdívia (Universidade Autônoma do México), Nora Elena Espinal Monsalve (Universidade Nacional da Colômbia) e Pedro Costa (Instituto Universitário de Lisboa, Portugal).

Além de sessões temáticas, o evento terá o workshop Financiamento coletivo em cultura, com os painéis Economia criativa e Desenvolvimento local / consumo e fruição de cultura: políticas públicas no Brasil e na Colômbia, além de atrações artísticas. 

A programação definitiva será divulgada em breve, no site do evento. Dúvidas podem ser esclarecidas em contato com o e-mail siec2022@cedeplar.ufmg.br.