Seminário no HC discute integração entre ensino e serviços de saúde

Hospital é campo de estágio para cerca de 2 mil alunos anualmente

Participantes do seminário: reflexões para fortalecer a articulação do ensino e do serviço em saúde Foto: HC-UFMG

Os desafios do ensino no âmbito do Hospital das Clínicas da UFMG, que é campo de estágio para mais de 2 mil alunos anualmente, foram discutidos no seminário Integração ensino e serviço pela formação de qualidade, realizado na última sexta-feira, dia 19.

Em sua terceira edição, o evento, parceria entre o Hospital e a Pró-reitoria de Graduação, apresentou os avanços de 2023 e as perspectivas para 2024 e discutiu estratégias para o fortalecimento e articulação do ensino e do serviço em saúde.

O pró-reitor de Graduação, professor Bruno Otávio Soares Teixeira, abriu o seminário ressaltando a importância do hospital-escola para formação em serviço, principalmente dos estudantes da área da saúde, “mas não somente os estudantes da área da saúde”. “Temos trabalhado em conjunto com o hospital, pensando em mecanismos para superar alguns dos desafios e aprimorar a qualidade das atividades acadêmicas curriculares que aqui são ofertadas”, disse o pró-reitor.

Excelência e formação
O superintendente do HC-UFMG, professor Alexandre Rodrigues Ferreira, afirmou que as constantes reflexões que a instituição se propõe a fazer contribuem para elevar o seu grau de excelência. “Nossa finalidade é a assistência de qualidade, mas com a formação de pessoas. O HC está prestes a completar 96 anos, mas sabemos que há muita coisa que precisa ser debatida e melhorada, porque constantemente há mudanças que envolvem, por exemplo, políticas de governo”, disse o gestor.

Na primeira palestra, a gerente de Ensino e Pesquisa do HC, professora Fabiana Maria Kakehasi, falou sobre Desafios do ensino no âmbito do Hospital das Clínicas. Em seguida, a chefe da Unidade de Graduação, Ensino Técnico e Extensão do HC-UFMG, professora Sônia Maria Nunes Vieira, falou sobre Avanços de 2023 e as perspectivas para 2024. A diretora de Mobilidade, Estágio e Bolsas da UFMG, professora Fabiane Ribeiro Ferreira, finalizou o seminário com a palestra Fortalecimento da articulação ensino e serviço na parceria UFMG e Hospital das Clínicas.

Luna Normand | Hospital das Clinicas da UFMG