UFMG Educativa é destaque em quatro categorias do Prêmio Rubra

Emissora conquistou o primeiro lugar com produções sobre os 40 anos da descoberta da aids e a guerra da Síria

A diretora do Cedecom, Fábia Lima, com os certificados da Rádio UFMG Educativa no III Prêmio Rubra de Jornalismo Universitário
A diretora do Cedecom, Fábia Lima, exibe os quatro certificados conquistados no 3º Prêmio Rubra de Jornalismo Universitário Acervo pessoal

No dia do seu 17º aniversário, a Rádio UFMG Educativa conquistou o primeiro lugar nas categorias Divulgação científica e Documentário do 3º Prêmio Rubra de Rádio Universitário, entregue nesta terça-feira, 6 de setembro, no âmbito da programação do 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom UFPB 2022).

Na categoria Divulgação científica, o prêmio foi para o episódio 40 anos da descoberta da aids, do programa Outra estação, veiculado no dia 10 de dezembro de 2021, com produção de Alicianne Gonçalves, Joabe Andrade e Vinicius Luiz e trabalhos técnicos de Breno Rodrigues. Na categoria Documentário, o vencedor foi o episódio Guerra da Síria: 10 anos, também do Outra estação, veiculado no dia 12 de novembro de 2021, com produção de Joabe Andrade, edição de Alicianne Gonçalves e trabalhos técnicos de Breno Rodrigues.

A Rádio UFMG Educativa foi premiada, ainda, em outras duas categorias: Programa cultural, em segundo lugar, com o diário Universo literário, e Campanha institucional, em terceiro lugar, com Centenário Paulo Freire, série de spots sobre o patrono da educação brasileira.

O Universo literário está no ar desde os primórdios da emissora, em 2005, de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h, e aborda o mundo dos livros em diferentes aspectos, com o diálogo entre obras literárias e outras linguagens. As abordagens, em meio a música brasileira, contemplam lançamentos de livros, sugestões de leitura, pesquisas, clássicos, autores consagrados, novos e emergentes escritores, projetos de incentivo à leitura, entre outros conteúdos. O programa, que envolve a equipe de produção da emissora, tem apresentação de Michelle Bruck.

A campanha institucional Centenário Paulo Freire teve concepção, texto, edição e montagem de Felipe Assumpção Soares, produção de Luiza Glória e locução de Luiz Fernando Freitas e Michelle Bruck. A homenagem ao educador reuniu depoimentos de professores e profissionais da área da educação da UFMG e de outras instituições de ensino.

É 'tri'
É o terceiro ano consecutivo que a Rádio UFMG Educativa conquistou o primeiro lugar na categoria Divulgação científica do Prêmio Rubra com o Outra estação. Nesta quinta-feira, 8 de setembro, a emissora estreia a terceira temporada do programa, que chega ao 90º episódio, veiculado também nas plataformas de podcast, como o Spotify.

A Rádio UFMG Educativa, parceria entre o Centro de Comunicação (Cedecom) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), alcança a Região Metropolitana de Belo Horizonte pela frequência 104,5 FM. Sua programação também é transmitida na internet, pelo Portal UFMG

Rádio Terceiro Andar
A UFMG também conquistou o primeiro lugar na categoria Campanha institucional e o terceiro lugar na categoria Divulgação científica do III Prêmio Rubracom duas produções da Rádio Terceiro Andar, projeto de ensino, pesquisa e extensão coordenado pela professora Sônia Caldas Pessoa, do Departamento de Comunicação Social (DCS) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich).

A campanha vencedora, Pílulas de extensão, foi desenvolvida com o objetivo de valorizar e tornar mais conhecidos os projetos de extensão da Universidade. A produção reuniu alunos da disciplina Rádio e mídias digitais ao longo de 2021 e 2022. Ouça um dos episódios:

A outra produção premiada, na categoria Divulgação científica, foi o episódio As invenções da UFMG, com a participação dos estudantes Bruna Batista, Clara Caetano e Vinícius Fernandes. Os trabalhos foram orientados pelo professor do DCS Phellipy Jácome.

A Rádio Terceiro Andar é parceira da Rádio UFMG Educativa, que semanalmente veicula os programas produzidos pelos estudantes.