Extensão

UFMG recebe caminhão-museu com a exposição ‘Itinerários da Independência’

Iniciativa do Projeto República traz exposição, cinema, realidade virtual e destaca mulheres que atuaram na luta contra a Coroa Portuguesa

Caminhão-museu estacionado em frente ao prédio da Reitoria
Caminhão-museu estacionado em frente ao prédio da Reitoria Raphaella Dias | UFMG

O caminhão-museu do projeto República da UFMG está com a exposição Itinerários da Independência em cartaz no gramado da Reitoria, no Campus Pampulha. Em comemoração ao bicentenário da emancipação do Brasil em relação a Portugal, e aos 95 anos da UFMG, o veículo abriga diversos ambientes, que trazem à tona aspectos da Independência do Brasil que não costumam ser muito explorados. Entre eles, estão as mulheres que atuaram de formas diversas na luta contra a Coroa. Algumas delas pegaram em armas, outras se engajaram no ativismo político. Todas elas recusaram o lugar subalterno que era reservado às figuras femininas e, mesmo assim, tiveram o protagonismo apagado. São elas: Hipólita Jacinta Teixeira de Melo; Bárbara de Alencar; Ana Maria José Lins; Maria Felipa de Oliveira; Maria Clemência da Silveira Sampaio; Maria Quitéria de Jesus; Imperatriz Leopoldina; e Uma menina baiana. Há também a Sala de Cinema, com projeções de vídeos curtos, e a Sala de realidade virtual, onde o visitante pode ser fotografado como se fosse um participante de dois momentos históricos destes itinerários. 

O caminhão ainda conta com biblioteca equipada com livros e histórias em quadrinhos sobre a Independência, além de oito computadores, pelos quais o visitante pode escutar podcasts e acessar ao site Itinerários Virtuais da Independência, realização da UFMG em conjunto com a Comissão Especial Curadora do Bicentenário da Independência do Brasil no Senado Federal. 

São exibidos também 11 painéis com reproduções de obras de artistas brasileiros e estrangeiros, inclusive contemporâneos. Eles remetem a eventos emblemáticos dos itinerários do processo emancipatório nas diferentes províncias e em outros países das Américas que, de alguma maneira, tiveram ressonância no Brasil. Essa é a terceira exposição itinerante do caminhão-museu, estruturado em 2013 pelo Projeto República, e a primeira de curadoria e montagem totalmente realizadas por estudantes de graduação e de pós-graduação da UFMG. 

Esta sexta-feira, 8, é o último dia de visitação à exposição ‘Itinerários da Independência’ no gramado da Reitoria, no campus Pampulha da UFMG. A estrutura pode ser visitada até às 21h. O campus tem entrada principal pela Avenida Antônio Carlos, 6627. É obrigatório o uso máscara, cobrindo nariz e boca. Para acompanhar as iniciativas do projeto República e os próximos passos da mostra acesse @projetorepublicaufmg.

Para saber mais sobre a mostra, o caminhão-museu e sobre o processo que levou o Brasil a deixar de ser colônia portuguesa em 1822, o programa Conexões conversou com Danilo Marques, coordenador da exposição ‘Itinerários da Independência’ e pesquisador do Projeto República.

Ouça a conversa com a apresentadora Luíza Glória: 

Produção: Alícia Coura, sob orientação de Alessandra Dantas e Luiza Glória