Evento acadêmico

Aspectos éticos e legais do aborto serão discutidos em webconferência nesta quarta

Ver cartaz do evento >

A Faculdade de Medicina da UFMG promove, nesta quarta-feira, 7 de outubro de 2020, a conferência Aspectos éticos e legais do aborto no Brasil, ministrada pelo professor Olímpio Moraes Filho, da Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco. Ele também é gestor executivo do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), referência brasileira em saúde reprodutiva da mulher. O evento terá início às 15h, com transmissão pelo You Tube.

Olímpio é médico pela Universidade Federal de Pernambuco desde 1986, onde também é mestre em Tocoginecologia. É doutor em Tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é professor adjunto de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco e gestor executivo do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam-UPE). Atua principalmente com os temas de gravidez de alto risco, direitos sexuais e reprodutivos, indução do parto e via de parto.

O Cisam é popularmente conhecido como Maternidade da Encruzilhada e está em atividade há mais de 70 anos. O hospital faz parte do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE) e oferece à população feminina os serviços de ambulatório, pediatria e ginecologia. Foi esse centro que realizou, em agosto, o procedimento de interrupção da gravidez de uma menina de 10 anos vítima de aborto no Espírito Santo em cumprimento a uma decisão judicial.

A moderação será feita pelo professor Agnaldo Lopes, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia (GOB) da Faculdade de Medina, que promove o debate. Agnaldo preside a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Tema delicado
A professora e chefe do GOB, Eura Martins Lage, lembra que aborto é um problema de saúde pública. “É um dos temas mais difíceis da ética médica porque articula diversas posições morais e conflitos legais, que se desdobram nas perspectivas cultural e social, entre tantas outras. Por atravessar um emaranhado de aspectos econômicos, jurídicos, religiosos e ideológicos, a temática incita passionalidade e atrito. Nem mesmo os médicos estão imunes ao conflito dos valores fundamentais. Discutir esse assunto é imperativo nesse momento em que se vislumbra um retrocesso na legislação do aborto”, explica.

A palestra de Olímpio Moraes Filho integra a série Webconferência do saber promovida por departamentos da Faculdade de Medicina.

(Com o Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina)

Descrição Imagem
Unidade ambulatorial do Cisam, em Recife, referência brasileira em saúde reprodutiva da mulher Universidade de Pernambuco