Evento acadêmico

Com participação de ex-ministro da Saúde, websimpósio debate, nesta terça, atenção primária no combate à pandemia

Nesta terça-feira, 2 de junho de 2020, a partir das 14h, a Faculdade de Medicina reúne especialistas na área da saúde para debater o tema  A APS no enfrentamento da pandemia de Covid-19. O websimpósio sobre Atenção Primária à Saúde (APS) será transmitido ao vivo pelo canal do Centro de Tecnologia da Saúde (Cetes) da UFMG no Youtube.

A conferência será dividida em três partes. Na primeira, o professor Luiz Augusto Facchini, do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e coordenador da rede de pesquisas em atenção primária da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), discutirá o papel da Atenção Primária à Saúde no controle da pandemia.

Em seguida, o secretário de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado Pinto, abordará os desafios da gestão municipal no combate à Covid-19. Por último, falará o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A expectativa é que ele exponha um panorama da pandemia no Brasil e os desafios que ela impõe ao SUS.

O seminário virtual desta terça-feira é a quarta parte da série A APS no enfrentamento da pandemia de Covid-19: desafios para a estruturação do SUS. Nos eventos anteriores, foram abordados temas como aspectos socioeconômicos envolvidos no controle da pandemia, experiências de sucesso e o trabalho da APS no enfrentamento da Covid-19 em âmbito estadual. Os vídeos completos estão disponíveis no canal do Cetes.

Descrição Imagem
Micrografia eletrônica de varredura colorida de uma célula apoptótica (em roxo) fortemente infectada com partículas do vírus SARS-COV-2 (em amarelo), isoladas de uma amostra de paciente NIAID Integrated Research Facility (IRF) / Fotos Públicas / CC BY-NC 2.0