Evento cultural

Concerto com obras de Beethoven e Händel abre projeto Horizons no Conservatório UFMG

Concerto com os violoncelistas Matias de Oliveira e Elise Pittenger e a pianista Risa Adachi abre, no dia 3 de outubro de 2019, o projeto Horizons, no Conservatório UFMG. A entrada é aberta ao público e começa às 19h30. O repertório terá obras de Georg Friedrich Händel e Ludwig van Beethoven.

Além do concerto, o Horizons vai promover seminários e ensaios com professores e alunos da UFMG, até 11 de outubro. O projeto  é uma colaboração entre a Universidade de Munster (Alemanha) e a Escola de Música da UFMG, e se dedica à prática de obras da música erudita europeia e da atualidade.

O foco das apresentações estará nos elementos do crossover music, no engajamento criativo com obras de novas músicas acadêmicas, na interpretação de todas as formas de música improvisada, além de performances, instalações sonoras e variedades progressivas da música popular.

Os músicos

Matias de Oliveira Pinto - Natural de São Paulo onde iniciou seus estudos musicais. Em 1980, mudou-se para Berlim como bolsista da Fundação Herbert von Karajan. Na Europa estudou na Escola Superior de Música de Berlim (HdK) e na Academia Franz Liszt de Budapeste. Professor de violoncelo na Universidade das Artes de Berlim, na Faculdade de Música de Münster e também diretor Artístico do Festival Celloherbst, na Alemanha.

Elise Pittenger - Natural de Baltimore/EUA, onde iniciou seus estudos de violoncelo aos seis anos de idade no Peabody Conservatory. Mudou-se para o Brasil em 2010 para integrar a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, possui doutorado em performance musical pela McGill University (Canadá), sob a orientação do cellista Matt Haimovitz e mestrado pela Rice University (EUA. No Brasil, tem realizado concertos com os pianistas Gustavo Carvalho e Miguel Rosselini, com o violinista Rommel Fernandes, a clarinetista Iura Resende e o percurssionista Fernando Rocha. Atualmente, é professora de cello na Universidade Federal de Minas Gerais.

Risa Adachi - Nasceu em Hyogo/Japan, onde em 2005 formou-se em bacharelado de Música. Estudou Música de Câmara e acompanhamento na Robert Schumann Hochschule de Düsseldorf na classe do prof. Yumiko Maruyama, e em 2012 recebeu o seu certificado com distinção. Desde abril de 2009 é professora contratada na disciplina de Correpetiçao na Musikhochschule Münster e desde novembro 2012 é também professora contratada na disciplina de acompanhamento de piano na Robert-Schumann Hochschule de Düsseldorf.

Além disso, foi convidada para atuar como pianista correpetidora em Master Classes com músicos como Matias de Oliveira Pinto, Helge Slaatto e Martin Löhr.

G. Händel (1685-1759)
Sonata para Piano e dois Cellos em Sol Menor, Op. 2, No. 8
Andante – Allegro – Largo – Allegro

L. Von Beethoven (1770-1827)