Evento acadêmico

Quarta, às 9h: conferência aborda negacionismo climático no TikTok

Estudo de caso sobre o negacionismo climático no aplicativo TikTok será apresentado nesta quarta-feira, 17 de maio de 2023, pela professora Carme Ferré Paiva, da Universidade Autônoma de Barcelona, em mais uma edição do ciclo de conferências on-line sobre desinformação.

Em sua conferência, que começa às 9h, Carme Ferré abordará as relações entre desinformação e mudança climática. As inscrições devem ser feitas pelo sistema de gestão de eventos da UFMG, e as conferências serão transmitidas pela plataforma Zoom e disponibilizadas posteriormente no canal do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) no YouTube.

O ciclo é organizado pela professora Geane Alzamora, do Departamento de Comunicação Social da Fafich e integrante da Comissão de Acompanhamento do Programa UFMG de Formação Cidadã em Defesa da Democracia.

A série foi aberta no dia 19 de abril com a professora Lúcia Santaella (PUC-SP), que tratou do tema Fake news e deep fakes à luz da semiótica.  No dia 26 de abril, o professor Paolo Demuru, da Universidade Paulista, ministrou a conferência Semiótica da desinformação. Na semana passada, 10 de maio, Mário Carlon, da Universidade de Buenos Aires, ministrou conferência com o tema Considerações acerca da contemporaneidade.

Descrição Imagem
Próxima conferência aborda o negacionismo climático em uma das plataformas mais populares Foto: Pedro França | Agência Senado