Programa UFMG de formação cidadã em defesa da democracia
A democracia é um valor inegociável para a UFMG. Ela é a base da liberdade de cátedra, da livre manifestação de ideias e de divulgação do pensamento, da autonomia universitária e do respeito incondicional ao Estado de Direito, dimensões que compõem o ethos de nossa comunidade universitária.
Por isso, não surpreende o forte engajamento de nossos pesquisadores ao chamado do Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito do Programa de Combate à Desinformação. Diversas iniciativas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na Universidade que permeiam essa temática atenderam de pronto a essa convocação e estão sendo integradas ao Programa UFMG de formação cidadã em defesa da democracia.
A expectativa é que outras iniciativas sejam incorporadas a esse programa institucional, que visa veicular informações verdadeiras e fortalecer a democracia, a sociedade e o controle social. Propostas de adesão devem ser enviadas ao e-mail projetos@cedecom.ufmg.br. Todas as iniciativas serão reunidas em um e-book com ISBN, que será lançado em breve.
Em seus 95 anos de história, a UFMG jamais se furtou de assumir a defesa de valores democráticos. Agora, diante de um dos grandes males deste século – a desinformação –, oferecemos uma resposta vigorosa aos movimentos que buscam desacreditar nossas instituições. Elas precisam ser protegidas e fortalecidas. Só assim a nossa democracia será consolidada
-
A perspectiva pragmática da crença na sociedade da desinformação e suas implicações nas eleições presidenciais do Brasil em 2022
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Departamento de Comunicação SocialCoordenadores do projeto: Profa. Dra. Geane Carvalho Alzamora, Prof. Dr. Daniel Melo Ribeiro e Prof. Dr. Camilo Aggio
Equipe do projeto:
Conrado Mendes
Natália Moura Pacheco
Maria Ângela Mattos
Emmanuelle Dias
Jane Alexandre Mutsuque
Alice Freitas Gomes
Victor Góis de Oliveira Pacheco
Fábio Amaral de Oliveira PaesEsta pesquisa, de natureza interinstitucional, dá continuidade em 2022 aos esforços empreendidos entre 2020 e 2021 por pesquisadores da área de Comunicação Social na UFMG, UFOP e PUC Minas. Como resultado, publicamos em 2021 o livro de acesso gratuito "Sociedade da desinformação e infodemia" e ofertamos em 2021 a disciplina homônima (30h) para os programas de pós-graduação em Comunicação Social da UFMG, UFOP e PUC Minas, com apoio do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG.
Em 2022, damos continuidade à caracterização da Sociedade da Desinformação, com aportes da teoria da comunicação, teorias da informação, pragmatismo, semiótica e estudos contemporâneos de teorias das conspirações. As eleições presidenciais no Brasil configuram o recorte empírico de nossa investigação em 2022.
-
Boletim Matinal da Faculdade de Medicina da UFMG
Faculdade de Medicina da UFMG
Coordenadores do projeto: Prof. Dr. Unaí Tupinambás e Profa. Dra. Maria do Carmo Barros de Melo
Equipe do projeto:
Mateus Rodrigues Westin
Lilian Martins Oliveira Diniz
Priscila Menezes Ferri Liu
Shinfay Maximilian LiuApresentação do projeto:
Projeto criado nos primeiros meses do decreto da pandemia de covid-19 com objetivo de divulgar informações científicas, dados epidemiológicos e outras notícias importantes de interesse da comunidade. Um dos objetivos do projeto era combater a desinformação e combater como “notícias falsas”. A obra é estruturada em um artigo científico de publicação publicado em periódicos indexados seguidos de mais resumos artigos de sobre sars-covid-19.
Durante os 2 primeiros anos, a edição foi diária, sete vezes por semana; a partir de janeiro de 2022, três edições semanais. Divulgado pelas mídias sociais e outros grupos de whatsapp, com alcance nacional e internacional.
-
DigitalConst
Faculdade de Direito da UFMG
Coordenadores do projeto: Prof. Dr. Emílio Peluso Neder Meyer e Prof. Dr. Fabrício Bertini Pasquot Polido
Equipe do projeto:
Ana Luiza Pinto Coelho Marques
Fernanda Duarte AmaralApresentação do projeto:
Apresentação do projeto:
O projeto “Governança de conteúdo, constitucionalismo digital e diálogos jurisdicionais” visa explorar as conexões entre governança de conteúdo, constitucionalismo digital e diálogos jurisdicionais, questionando o modo adequado da regulação da troca de conteúdos na internet. De pontos de vista jurídico, institucional e políticos, a moderação de conteúdo na internet será analisada com vistas a definir e influenciar políticas públicas implementadas por atores estatais e não estatais. Uma vez que grande parte dos sistemas atuais de moderação de conteúdo são baseados em sistemas que combinam sistemas inteligentes e autônomos (por exemplo, inteligência artificial) com ações efetivamente humanas, as principais perguntas de pesquisa se relacionam com:
i) fricções entre moderação de conteúdo online e prescrições normativas executáveis (por exemplo, advindos de regulações privadas transnacionais); e,
ii) fricções entre moderação de conteúdo e normas constitucionais e infraconstitucionais locais.
Usando o constitucionalismo digital para frear o populismo digital
-
Dinâmicas da desinformação
Escola de Ciência da Informação
Coordenador do projeto: Prof. Dr. Carlos Alberto Ávila Araújo
Equipe do projeto:
Rodrigo Moreno Marques
Lorena Tavares de Paula
Ana Paula Meneses Alves
Cláudio Paixão Anastácio de PaulaApresentação do projeto:
Trata-se de uma ampla ação de pesquisa que se desenvolve atualmente por meio de linhas principais de aquisição (se uma perspectiva de estudo de todas as redes sociais etnomelógicas); ecossistemas de desinformação (numa perspectiva biopsicossocial); qualidade das fontes de informação e autoridade competente; economia política e políticas de informação de informação para o enfrentamento da informação. O projeto de intervenção para formação de campos de extensão como ponte, como discussão e discussão de questões diferentes na formação de problemas de extensão, entre uma política social para questões de extensão, prevê um meio a ciência social e a sociedade.
Pós verdade, informação e os riscos para a democracia
-
Diretoria de Divulgação Científica
Pró-reitoria de extensão
Coordenadora do projeto: Profa. Dra. Viviane de Souza Alves
Equipe do projeto:
Denise Bianca Maduro Silva
Luana Vogel Metzker
Marcelo Pereira,
Naiemer Ribeiro de Carvalho
Virgínia Lages SilvaApresentação do projeto:
A divulgação científica é ferramenta essencial para combater a desinformação nas mais variadas áreas de conhecimento. Neste contexto, a DDC representa o suporte necessário à divulgação Científica na UFMG, coordenando o monitoramento contínuo das Políticas de Divulgação Científica, de acordo com as Resoluções 02 e 03 de 2021. Coordenação e apoio logístico à Formação Transversa em Divulgação Científica.
Apoia e promove a divulgação científica na UFMG em parceria com a Rede de Museus, PRPq e CEDECOM. Promove e a UFMG Jovem, uma feira anual que se consolida como um espaço socializador que contribui para a formação cidadã e humana de alunos(as), pais, professores(as) e visitantes em geral, estimulando a tomada de decisões e consciência crítica com base em conceitos científicos corretos.
-
Eleições sem Fake
Departamento de Ciência da Computação
Coordenador do projeto: Prof. Dr. Fabrício Benevenuto
Equipe do projeto:
Felipe Freitas
Júlio Reis
Samuel Guimarães
Daniel Kansaon
Márcio Silva
Pedro Vaz de MeloApresentação do projeto:
Desde a eleição de 2018, nosso grupo vem para soluções tecnológicas para trazer transparências midiáticas em que atua na desinformação. O grupo criou uma série através de soluções tecnológicas, projetos de web, que visam dar transparência como diversas formas de ajudar a educar e mitigar sistemas de desinformação. Um dos mais importantes sistemas monitorados desde 2018, todos os sistemas políticos relacionados aos públicos no WhatsApp. O sistema foi utilizado por mais de 250 jornalistas com linha editorial e pelas principais equipes de checagem de fatos e fatos brasileiros, oferecendo informação de interesse de dados que embasaram ou deram origem a um relatório de grande importância dedicado a um desmentimento público de informações identificadas no nosso monitoramento.
-
Assistência na radiologia: Aproximando as vivências da universidade, do hospital público e da comunidade
Faculdade de Medicina da UFMG | Cenário da Radiologia no Hospital Universitário Assistencial do SUS
Coordenadora do projeto: Crissia Carem
Equipe do projeto:
Adriana de Souza Medeiros
Luciana Batista Nogueira
Talita de Oliveira Santos
Rodrigo Modesto GadelhaCenário da Radiologia no Hospital Universitário Assistencial do SUS
-
Lógicas da evidência e verdade aplicadas à informação: aspectos técnicos e conceituais
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG
Coordenador do projeto: Abílio Rodrigues
Apresentação do projeto:
O comportamento lógico é capaz de verificar o projeto dedutivo de informação confiável e não confiável. Tais lógicas podem ser tratadas para tratar bases de informações incompletas e contraditórias. Um dos objetivos secundários do projeto é investigar os fenômenos do negacionismo e da desinformação, e também possíveis aplicações dos sistemas formais investigados em bancos de dados não estruturas da Web, como por exemplo a Web.
-
MicroUFMG
Instituto de Ciências Biológicas
Departamento de MicrobiologiaCoordenadora do projeto: Profa. Dra. Viviane de Souza Alves
Equipe do projeto:
Giliane de Souza Trindade
Jônatas Santos Abrahão
Betania Paiva Drumond
Lucas Herbert Freitas GonçalvesApresentação do projeto:
O @microUFMG, e seu podcast @microbiopodscast (disponivel em todos os tocadores de podcast) tem como objetivo aproximar a comunidade intra e extramuros das atividades de ensino, e extensão do departamento de Microbiologia-ICB-UFMG, bem como dar informações De maneira acessível ao público, lei de microbiologia, para permitir que a população como um todo entenda a importância do mundo microbiano na sobrevivência dos seres humanos e do planeta. Entre estes objetivos não contribui para a desinformação, auxiliar no enfrentamento de surtos, epidemias, epidemias e epidemias, por meio de combate ao combate à pandemia e embasamento científico.
-
Observatório da Democracia Brasileira | DEMOS
Faculdade de Direito da UFMG
Coordenador do projeto: Prof. Dr. Emílio Peluso Neder Meyer
Equipe do projeto:
Bruno Lorenzetto
Clara Kelle
Estefânia Barboza
Ivar Hartmann
João Paulo Bachur
José Rodrigo Rodríguez
Diego Arguelhes
Gustavo BussApresentação do projeto
O Demos é um observatório idealizado por projetos de pesquisa diferentes, mas que convergem no aspecto de um monitoramento ativo do movimento eleitoral brasileiro em 2022. já por cada um dos integrantes, associando-as como monitoramento ativo do processo eleitoral, até como vertente para a defesa democrática. É uma experiência justamente pela pesquisa de grupos de pesquisadores e já institutos que permitiram a pesquisa de agregação de conceitos aprofundados ao contexto relevante em voga na voga na concepção da produção pública quanto à defesa da proposta das públicas calças brasileiras que se aproximam.
-
Observatório das Eleições e da Democracia 2022
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Departamento de Ciência PolíticaCoordenador do projeto: Prof. Dr. Leonardo Avritzer
Equipe do projeto:
Marjorie Marona
Marisa von Bülow
Carlos Ranulfo F. Melo
Fabiano Santos
Flávia Birolli
Oswaldo E. do Amaral
Luciana Santana
Fábio Kerche
Helena Martins
Marta Mendes
Leonardo Barros Soares
Priscila Carvalho
Rachel Callai Bragatto
Priscila Zanandrez
Maria Alice Silveira Ferreira
Eliara Santana
Alexandre Arns Gonzales
Carla Rosário
Mariana Dutra
Washington SantosApresentação do projeto
O Observatório das Eleições é uma iniciativa do Instituto da Democracia e Democratização da Comunicação (INCT IDDC), sediado na UFMG. Reúne especialistas de diversas áreas, como cientistas, juristas, sociólogos e comunicólogos. Disponibiliza artigos, vídeos, infográficos e outros formatos de conteúdo sobre dispositivos públicos, através de dados originais ou sistemas de dados.
-
A democracia deliberativa em face da crise da democracia: contribuições, dilemas e trilhas
Departamento de Ciência Política
Coordenador do projeto: Prof. Dr. Ricardo Fabrino Mendonça
Equipe do projeto:
Rayza Sarmento
Selen Ercan
Francisco Mata Machado Tavares
Viviane Gonçalves Freitas
Filipe Mendes Motta
Camilo Aggio
Viktor ChagasApresentação do projeto:
O presente projeto de pesquisa busca refletir sobre os dilemas e desafios colocados, hoje, à democracia. Resgatando a normatividade da teoria deliberacionista, propomo-nos a pensar o que ela tem a dizer sobre a erosão democrática, avaliando as condições econômicas, epistêmicas e sociopolíticas para pensar debate público na atualidade.
A investigação se dedica, assim, a três temas que centrais:
(1) as formas, desafios e possibilidades da discussão pública em tempos de abundância comunicativa, com especial atenção ao fenômeno da desinformação;
(2) a relação entre economia e democracia; e
(3) os contornos do confronto político contemporâneo, colocando em relevo a expansão de formas de ativismo marcadas por um contexto propício a estratégias comunicacionais populistas.
-
Programa Pensar a Educação Pensar o Brasil
Faculdade de Educação da UFMG
Coordenadora do projeto: Profa. Dra. Libéria Neve
Equipe do projeto:
Eliezer Costa
Luciano Mendes
Sandro SantosApresentação do projeto:
Para o período de 2022 a 2025, projetos a realização de 06 projetos com unidades da Faculdade de Educação e outras articulações da UFMG. Sob coordenação da professora Dra. Libéria Neves e uma gestão compartilhada com outros docentes da FAE, do EFFETO, da Fafich e do COLTEC, o Programa organiza, coordena, articula e avalia os seguintes projetos:
- Programa de Rádio Pensar a Educação Pensar o Brasil com programação semanal pela Rádio Educativa da UFMG
- Gestão de Mídias: planejamento e avaliação estratégica de comunicação integrada do projeto; mobilização de diferentes mídias para divulgação de conhecimentos sobre a área da universidade pública e interatividade com o interno e externo à universidade (Portal do Projeto; Jornal e periódicos; WhatsApp; Twitter; YouTube; Instagram e Facebook).
- Jornal a Educação em Pauta: com textos escritos para um grupo de articulistas
- Revista Brasileira de Educação Básica (RBEB): publicado em 2015, com edições virtuais, de livre, para divulgação científica.
- Estúdios responsáveis pela produção audiovisual sobre educação, entrevistas.
- Projeto de Curricularização da Extensão na FAE/UFMG: implementação e acompanhamento do processo de curricularização da extensão na Faculdade de Educação.
-
Sociedade da Informação e Governo Algorítmico
Faculdade de Direito da UFMG
Coordenador do projeto: Prof. Dr. Marco Antônio Sousa Alves
O Grupo SIGA (Sociedade da Informação e Governo Algorítmico) é um grupo de estudos cuja origem remonta ao Grupo de Estudos “Internet e Filosofia”, que desenvolveu suas atividades entre os anos 2014 e 2017 no Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH/UFMG). A partir de 2017, o Grupo alterou seu nome para Grupo de Estudo e Pesquisa “Sociedade da Informação e Governo Algorítmico” (SIGA), passando a desenvolver seus trabalhos na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, onde o coordenador do projeto assumiu o cargo de Professor Adjunto no Departamento de Direito do Trabalho e Introdução ao Estudo do Direito (DIT).
Ao longo desses anos, o Grupo SIGA contou com a participação de professores e alunos da graduação e da pós-graduação de diversas áreas do conhecimento, passando por direito, filosofia, educação, ciências sociais, psicologia, comunicação social, estatística e ciência da computação. A questão central que guia nosso trabalho de pesquisa pode ser assim formulada: quais são as repercussões políticas, éticas e jurídicas do advento das novas tecnologias da informação e da comunicação? O enfrentamento dessa questão nos conduz a antigos e intrincados problemas filosóficos, relacionados à maneira como pensamos, ao modo como o poder funciona e às novas formas de constituição do sujeito contemporâneo. Muitas perguntas emergem então. Qual é o regime de poder instaurado por essa nova ordem e como ele funciona? Como passamos a ser governados? Como essas transformações impactam nossas experiências subjetivas e quais as posições-sujeito emergentes? Essas transformações possuem uma dimensão cognitiva, alterando nossas habilidades intelectuais e o modo como pensamos? Podemos identificar alguma repercussão de ordem ontológica, como mudanças em nossa percepção do mundo e na própria noção de realidade? E quais desafios esse processo impõe para o direito, para a vida social e para a democracia?
-
Mensurando incertezas, compartilhando controvérsias: Dinâmicas contemporâneas de plataformização da ciência
Departamento de Comunicação Social
Coordenador do projeto: Prof. Dr. Carlos d'Andréa
Equipe do projeto:
Gregório de Almeida Fonseca
Verônica Soares da Costa
Thaiane Moreira de Oliveira
Amanda Chevtchouk Jurno
Gracila Ferreira Vilaça
Silvia Dalben Furtado
Daniel Felipe Emergente Loiola
Natália Santos DiasApresentação do projeto:
O projeto de pesquisa busca compreender as dinâmicas de plataformização da ciência no cenário contemporâneo marcado por crescentes controvérsias e incertezas. Argumentamos que um processo de mútua influência marca as relações entre a tecnociência e plataformas infraestruturais como a Alphabet/Google e Meta/Facebook. Na medida as plataformas se apropriam de procedimentos científicos para diversificar sua atuação e ampliar sua lucratividade, as dinâmicas desinformativas se constituiem em articulação com as lógicas de datificação e algorítmicas das plataformas. Buscando articulações teóricas e metodológicas inovadoras, a equipe do projeto realiza pesquisas empíricas sobre diferentes plataformas e temáticas científicas.