Evento acadêmico

Semana de Acolhimento: atividade nesta terça tira dúvidas acadêmicas de calouros

O que preciso saber antes de iniciar minha trajetória na graduação? As respostas a essa pergunta serão dadas em mesa-redonda programada para esta terça-feira, 23 de agosto de 2022, no âmbito da Semana de Acolhimento. O evento, que terá início às 14h, será no auditório nobre do CAD1, no campus Pampulha, com transmissão pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube.

A mesa reunirá o pró-reitor de Graduação, professor Bruno Otávio Soares Teixeira, Daniele Zárate, da Coordenação de Sistemas Acadêmicos, e Mara Côrrea de Souza Pires, diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA).

De acordo com Bruno Teixeira, o objetivo da atividade é esclarecer os novos estudantes sobre as normas e os sistemas acadêmicos. “Percebemos que muitos alunos não conhecem e têm dificuldades de entender algumas regras da Universidade, como a importância de fazer a matrícula em todos os períodos letivos. Como a matrícula do primeiro semestre é automática, muitos não sabem que nos semestres seguintes o processo precisa ser realizado por eles. A mesa é importante porque vai mostrar aos estudantes que a dinâmica de funcionamento da Universidade é muito diferente da do ensino médio”, explica Bruno Teixeira.

A mesa também vai abordar as possibilidades curriculares e o uso dos sistemas Siga e Moodle. “Ao final, vamos abrir para as perguntas dos estudantes e para a fala da Nicole Dias, estudante da UFMG que dará dicas de ouro para que os estudantes aproveitem as suas trajetórias na Universidade. Eles vão conseguir sair do encontro entendendo as regras de funcionamento da UFMG, seus trâmites e processos”, afirma Teixeira.

Descrição Imagem
Calouros poderão tirar dúvidas sobre sua trajetória acadêmica com dirigentes da UFMG Lucas Braga | UFMG