Ensino

25ª UFMG Jovem promove intercâmbio de saberes entre a educação básica e a universidade

Número recorde de 167 trabalhos serão apresentados nos dias 7 e 8 de outubro; evento também conta com conferências, oficinas e visitas guiadas

Feira promove a interação e o intercâmbio de conhecimento entre estudantes e professores
Encerramento da última edição do eventoFoto: site UFMG Jovem

Celebrando seus 25 anos de história, a UFMG Jovem recebe estudantes e professores de escolas públicas e privadas em mais uma edição da tradicional feira da educação básica, que promove arte, cultura e a troca de conhecimento com a universidade. As atividades serão realizadas nos dias 7 e 8 de outubro, segunda e terça, das 8h às 16h, no Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD3) do Campus Pampulha. A visitação à feira é gratuita e não necessita de inscrição ou agendamento prévio.

Essa edição, que tem como tema Minas é um mundo: diversidade, saberes e tecnologias sociais, homenageia o escritor e jornalista mineiro Fernando Sabino. O tema estimula a reflexão sobre a diversidade cultural e o potencial das tecnologias sociais. A feira reunirá apresentações de alunos e professores dos níveis infantil, fundamental e médio, incluindo as modalidades de educação profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao longo dos dois dias de evento, serão apresentados 167 trabalhos na feira da educação básica, recorde de participação em toda a história da UFMG Jovem.

Programação
A abertura do evento será na próxima segunda, 7 de outubro, a partir das 9h30, e terá a apresentação do Grupo de Percussão da UFMG no auditório 101/102 do CAD3. Ainda no primeiro dia, a feira realizará o projeto Sobre ciências e cientistas: o que você quer saber?, uma conversa com cientistas e professores da UFMG. Alexandre Liparini (IGC), Andréa de Paula Xavier Vilela (EBA), Lilian Ponachuk (Fafich), Luciana Pedrosa Salles (Icex) e Viviane Alves (ICB) são os convidados.

Na terça, dia 8, a partir das 9h, a feira recebe a conferência Mulheres negras cientistas: descobrindo novos horizontes na ciência!, com a professora Nyuara Mesquita, doutora em Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Das 11h às 12h, se apresentará a doutora Ana Paula Teixeira, professora do Departamento de Química da UFMG, na conferência Como a ciência pode ser utilizada para impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente?.

A programação inclui exposição de trabalhos do desafio O meu segredo para ser feliz, que tem o objetivo de estimular a imaginação dos participantes sobre a percepção sobre a felicidade, e o #ExploraUFMG, em que estudantes podem participar de visitas guiadas a 15 museus, centros de memória e espaços de educação não formal da universidade.

A 25ª UFMG Jovem, que também vai oferecer oficinas de experimentos, jogos científicos, palestras e apresentação de vídeos didáticos, está integrada ao 3º Congresso Nacional de Inovação e Popularização da Ciência, que apresentará trabalhos da educação básica relacionados ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/Agenda 2030). Outras informações sobre a programação podem ser consultadas no site da 25ª UFMG Jovem e no perfil da feira Instagram.

Rodas de conversa, oficinas e apresentações culturais integram a programação
Rodas de conversa, oficinas e apresentações culturais integram a programação Foto: site UFMG Jovem

Valorizando a ciência e a cultura
Realizada desde 1999, a UFMG Jovem visa a construção de um espaço de interação entre universidade e educação básica e o intercâmbio de ideias com base na divulgação dos trabalhos. As atividades promovem a integração dos participantes e estimulam a cultura científica e práticas pedagógicas inovadoras para a formação de futuros cientistas.

O evento é organizado desde 2010 pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC), vinculada à Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFMG, e apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).