Institucional

Rádio e TV UFMG vão receber propostas de produções para integrar suas programações

Comunidades universitária e externa podem submeter candidaturas; TV busca filmes de diferentes formatos, e Rádio, programas sobre temas da contemporaneidade

Estúdios da Rádio UFMG Educativa estão localizados na Praça de Serviços do campus Pampulha Foto: Arquivo Rádio UFMG Educativa

A TV UFMG e a Rádio UFMG Educativa, veículos do Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG, estão selecionando produções audiovisuais e radiofônicas para comporem as suas grades de programação. As chamadas têm cronogramas e processos seletivos específicos.

Rádio UFMG Educativa: programas sobre os temas prementes do nosso tempo
Rádio UFMG Educativa: programas sobre os temas prementes do nosso tempo Foto: Arquivo Rádio UFMG Educativa

No caso da TV UFMG, serão selecionados filmes nos formatos de longa-metragem, curta-metragem, documentário e animação, com classificação livre, 10, 12 ou 14 anos. A Rádio UFMG Educativa escolherá conteúdos radiofônicos diversos, “de nítido traço educativo e cultural”.

As inscrições na chamada da TV UFMG, que começam no dia 14 de outubro, podem ser feita até 22 de novembro. A chamada da UFMG Educativa, aberta nesta sexta-feira, dia 4, vai até 10 de dezembro. Cada proponente pode enviar quantas produções desejar para ambas chamadas – contudo, será aprovada no máximo uma proposta por realizador em cada uma delas.

Podem participar não apenas membros da comunidade universitária (professores, técnicos-administrativos, alunos de graduação e pós-graduação, funcionários terceirizados, grupos de pesquisa etc.), mas também pessoas ou grupos da sociedade civil. Para isso, é preciso que haja atuação pregressa comprovada em ações culturais, sociais e educativas.

As chamadas são abertas a todo o território brasileiro. A veiculação das produções aprovadas não implicará remuneração ou vínculo institucional ou empregatício com a UFMG. A busca é por conteúdos produzidos de forma voluntária, sem vínculo comercial e sintonizados com os valores éticos da UFMG. A seguir, detalhes específicos de cada chamada.

TV UFMG
A chamada da TV UFMG visa selecionar produções audiovisuais para serem exibidas nos canais da televisão universitária da UFMG, no âmbito do programa Panorâmica. As inscrições estarão abertas de 14 de outubro a 22 de novembro. Os resultados serão divulgados no início de fevereiro de 2025. A previsão é que os conteúdos estreiem na grade de programação da emissora a partir de março de 2025.

Os interessados em participar devem enviar, já na candidatura, um teaser com trecho da produção audiovisual em formato MP4, um vídeo de divulgação da produção e um documento de licenciamento assinado.

Rádio UFMG Educativa
A chamada da Rádio UFMG Educativa visa selecionar conteúdos radiofônicos informativos, educativos, culturais, de utilidade pública e/ou de divulgação científica, tecnológica e de inovação em formatos variados. As candidaturas poder ser oficializadas até 10 de dezembro. As propostas selecionadas serão veiculadas de 2025 a 2027.

Na candidatura, os proponentes devem detalhar o formato da produção (duração, periodicidade, modos etc.) e os temas que se pretende abordar. Além disso, é necessário encaminhar, na candidatura, um piloto do programa. São dois os formatos preferencialmente desejados: “programetes” de 12 a 15 minutos semanais ou programas de 52 minutos semanais.

A chamada tem particular interesse em programas com temas como protagonismo indígena, protagonismo negro, saúde mental, periferias, mobilidade, segurança pública, população em situação de rua, temáticas LGBTQIAPN+ e artes – em particular, no que diz respeito a produções que fujam do eixo de produção e difusão mais hegemônico.

O que é o Cedecom

O Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom), órgão auxiliar da Reitoria, é a principal estrutura de comunicação institucional da Universidade. O órgão tem as atribuições, entre outras, de zelar pela imagem da instituição e contribuir para que programas, projetos e ações da UFMG nas áreas de ensino, pesquisa e extensão se tornem conhecidos pela sociedade.

Para atingir seus objetivos institucionais, o Cedecom atua por meio de suas mídias e serviços oferecidos à comunidade acadêmica. Reúne plataformas como a Rádio UFMG Educativa, a TV UFMG, o Núcleo de Redes Sociais e a Agência de Notícias, responsável pelo conteúdo noticioso veiculado no Portal da Universidade.

TV UFMG
TV UFMG abre sua primeira chamada para filmesFoto: Lucas Braga | UFMG