Duelo de robôs movimenta competição na Escola de Engenharia

Décima primeira edição de evento estudantil de robótica reunirá, de 9 a 11 de outubro, 34 equipes distribuídas em três modalidades

Evento promove troca de conhecimento e networking entre comunidade acadêmica e externa
Evento oferece campo de prática para estudantes de diversos níveis de ensinoFoto: Raphaella Dias | UFMG

Uma nova categoria de robôs, os robôs-sumô, vão duelar em um ringue, e o vencedor será aquele que conseguir permanecer mais tempo na arena. A novidade será introduzida na 11ª edição da Competição de Robôs Autônomos (Cora), que oferece campo de prática para que estudantes dos níveis fundamental, médio, técnico e superior adquiram experiência no desenvolvimento tecnológico, aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula na construção de seus robôs.

Neste ano, a competição será realizada nos dias 9, 10 e 11 de outubro, das 8h às 17h, no hall principal da Escola de Engenharia. Outra atração é a tradicional competição de seguidor de linha, em que os robôs devem ser capazes de identificar e seguir uma linha, superando dificuldades e obstáculos no menor tempo possível. A disputa ocorrerá nas modalidades avançada, para equipes com integrantes a partir do 9º ano do ensino fundamental, e mirim, categoria lançada em 2023, destinada à participação de alunos do 5º ao 8º ano do ensino fundamental.

Dezesseis equipes vão competir na categoria de seguidor de linha avançada, 14 equipes na modalidade mirim e quatro na disputa de robôs-sumô. Os vencedores serão premiados com kits de robótica, troféus e medalhas. O melhor design também será reconhecido. Todos os participantes receberão certificados.

A programação completa de cada dia da competição está disponível nas redes sociais da Cora

Trabalho em equipe
A Cora foi idealizada em 2014 pelo Programa de Educação Tutorial de Engenharia Elétrica (Petee) em parceria com a Equipe Autobotz UFMG. Desde então, a competição se dedica ao incentivo da robótica e à integração de conhecimento multidisciplinar, estimulando o trabalho em equipe entre estudantes de diferentes níveis de escolaridade. O evento proporciona um ambiente enriquecedor de troca de conhecimento e networking para que a comunidade acadêmica e o público externo conheçam melhor a engenharia e suas aplicações, fomentando novas ideias e soluções para os diversos problemas e demandas da sociedade.

O Petee-UFMG é uma inciativa destinada a estudantes do curso de Engenharia Elétrica. Sob orientação de um professor tutor, o grupo oferece condições para a realização de atividades extracurriculares que complementam a formação acadêmica dos alunos. Por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, o Petee busca a melhoria do ensino da graduação na Universidade ao aproximar os alunos da vivência prática do curso e disseminar o conhecimento e as ideias no campo de atuação da engenharia.

Hellen Cordeiro