Saúde

Faculdade de Medicina disponibiliza três primeiros cursos em saúde digital para profissionais do SUS

Oferta tem potencial para alcançar 800 mil trabalhadores em todo o país

.
Plataforma reúne cursos com conteúdo atrativo que simula realidade das unidades de saúdeImagem: captura de tela

A Faculdade de Medicina da UFMG abrigou, na última segunda-feira, dia 13, o lançamento dos cursos da Plataforma Educa e-SUS APS. Ao todo, serão seis trilhas formativas, contemplando 12 cursos. A oferta é nacional e pode alcançar 800 mil trabalhadores do SUS, em resposta a uma demanda do Ministério da Saúde.

Organizado pela Diretoria da Faculdade de Medicina e pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) do Ministério da Saúde, o evento reuniu autoridades da administração federal, estadual e municipal.

A ação marcou o lançamento dos três primeiros cursos da plataforma, dois deles destinados à trilha Profissionais de saúde, direcionado a enfermeiros, médicos da equipe de saúde da família e equipes multiprofissionais. O terceiro é destinado à trilha Profissionais de saúde bucal. Já estão disponíveis o curso Panorama da saúde digital na APS, para ambas as trilhas formativas, com 25 horas de aula, além do Registro de saúde na APS, com carga horária de 20 horas, para a trilha Profissionais de saúde.

“É um momento histórico e faz parte de um processo de aproximação de integração da academia com as políticas públicas. Essa plataforma vai qualificar e operacionalizar de forma moderna e competente a assistência à saúde. O que nós queremos no final das contas é um país com condições de saúde, com sistemas que funcionem e que, de fato, tenham uma relevância ampla para o cidadão”, afirmou a diretora da Faculdade de Medicina, Alamanda Kfoury.

Compuseram a mesa o pró-reitor de Pesquisa da UFMG, Fernando Reis, o secretário de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros Junior, a diretora da Faculdade de Medicina da UFMG, Alamanda Kfoury, o superintendente do Hospital das Clínicas da UFMG (HC), Alexandre Rodrigues Ferreira, o técnico da CGPROJ/SAPS Webster Almeira, as representantes da Faculdade de Odontologia da UFMG, professora Andréia Maria Araújo Drummond, e da Escola de Enfermagem da UFMG, professora Alexandra Moreira Dias, e a assessora técnica na Cosems/MG, Magali Brito.

Para Nésio Fernandes, o lançamento ocorre em um momento histórico, marcado pela união de lideranças que enxergam a saúde de forma ampla. “Esperamos ampliar o acesso para que o cidadão consiga ir ao posto de saúde na APS e, em até três dias, receber um contato para marcar sua consulta. Nós acreditamos muito em tudo que construímos. Estou muito orgulhoso de envolver área técnica, estudantes, ministério, professores nessa apresentação de hoje. Desejo que os municípios mineiros possam se engajar nessa implementação”, pontuou o secretário.

Acesse a plataforma.

Zilma:
Zilma: sucesso da tecnologia depende do engajamento dos profissionais do SUSFoto: Faculdade de Medicina da UFMG

“A tecnologia digital, se bem aplicada, pode trazer melhorias para o povo brasileiro. Mas só tecnologia não basta, temos que engajar os trabalhadores do SUS, os pacientes e todos os brasileiros. O e-SUS APS, que lançamos hoje, é uma plataforma massiva, aberta e com conteúdo contextualizado na realidade da população”, afirmou a professora da Faculdade de Medicina Zilma Reis, coordenadora do projeto.

Sobre a plataforma
O conteúdo foi organizado em seis trilhas formativas: para profissionais de saúde, profissionais de saúde bucal, profissionais de tecnologia da informação, agentes de saúde, técnicos da atenção primária e gestores. Os cursos destinam-se tanto ao público iniciante no uso do Prontuário Eletrônico como aos profissionais que já têm experiência no uso do PEC e dos seus aplicativos.

A plataforma reúne conteúdo atrativo, com podcasts, vídeos e atividades que simulam a realidade das unidades de saúde e exploram o formato de games. Para garantir amplo acesso, os cursos estarão sempre abertos a todos os interessados – basta realizar inscrição diretamente no site. O acesso é facilitado pelo credenciamento GOV.BR, e, ao final de cada curso, um certificado de conclusão é emitido pela Universidade.

O material foi preparado pelo Centro de Informática em Saúde (CINS) da Faculdade de Medicina, em parceria com a Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde. As ilustrações são feitas com apoio do Laboratório de Design Gráfico (LDG) da Escola de Design da Uemg.

Centro de Comunicação da Faculdade de Medicina