Futuro do radiojornalismo será tema de debate no campus Pampulha

rádio
Marvin Jansen van der Sligte / flickr

A disciplina Laboratório de Radiojornalismo e Novas Mídias, ministrada pela professora Sônia Pessoa, vai promover nesta quinta-feira, 16, a partir das 19h30, o debate O futuro do radiojornalismo, no auditório professor Luiz Bicalho, da Fafich. O evento terá participação dos jornalistas Ana Cecília Carneiro, da Rádio Itatiaia, Marcos Guiotti, da Rádio CBN, e Dimara Oliveira, da Rádio BandNews.

Além do tema principal, os convidados conversarão sobre percurso e mercado de trabalho, rotina, desafios e a relação do jornalismo radiofônico com as novas mídias.

A atividade proporcionará o envolvimento de estudantes em todos os processos da organização de um debate seguido de uma coletiva de imprensa: da definição e elaboração da pauta até a mediação do evento, passando pela infraestrutura. O resultado final será uma reportagem sonora que envolve o tema em discussão e a técnica do radiojornalismo.

O debate será transmitido ao vivo na página do Laboratório de Convergência de Novas Mídias no Facebook.

Os participantes

Durante a graduação, Ana Cecília Carneiro trabalhou na Câmara Municipal de Belo Horizonte e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais como jornalista e assessora de imprensa. Na Rádio Itatiaia, depois de estágio na editoria de Esportes, atuou como produtora do jornal, repórter de pauta, correspondente internacional em Londres, editora e produtora do Itatiaia Patrulha. Atualmente, produz reportagens policiais.

Marcos Guiotti trabalha com radiojornalismo há 25 anos. Ainda estudante, atuou em televisão, na Rede Globo. Passou pela Rádio Globo e, mais tarde, foi para a Rádio CBN. Também trabalhou seis anos no canal SportTV. É coordenador de esportes da CBN. Cobriu diversas Copas do Mundo e Olimpíadas e já esteve a trabalho em mais de 30 países.

Em 1990, Dimara Oliveira trabalhou como produtora e repórter na TV Bandeirantes, onde permaneceu por nove anos. Foi assessora de comunicação do Cruzeiro Esporte Clube e, em 2004, retornou à Bandeirantes para assumir o comando do programa Minas Esporte. Também integrou a equipe esportiva da TV Alterosa e, em seguida, foi contratada pela Rádio CBN de Belo Horizonte. Em 2012, assumiu o cargo de vice-presidente de comunicação da Associação Mineira dos Cronistas Esportivos (AMCE). Atualmente, é produtora, repórter, apresentadora e comentarista da TV Bandeirantes e da BandNews FM.