Formas de Ingresso

Processo de avaliação seriada será alternativa para seleção de estudantes na UFMG

Candidatos passarão por três exames relativos a cada uma das séries do Ensino Médio; 30% das vagas serão preenchidas dessa forma, e as cotas previstas na legislação serão respeitadas

Estudantes em palestra da UFMG Jovem: nova forma de seleção vai aproximar ainda mais a Universidade e a educação básica
Estudantes em palestra da feira UFMG Jovem: nova forma de seleção vai aproximar ainda mais a Universidade e a educação básica Foto: Marcus Vinícius dos Santos | UFMG

A partir de 2028, 30% dos estudantes que ingressarem na UFMG terão passado por processo seletivo de avaliação seriada, em que se aplicam três exames em três anos, relativos a cada uma das séries do Ensino Médio (EM). A iniciativa foi aprovada na última semana pelo Conselho Universitário, que aprovou proposta apresentada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). O novo processo vai coexistir com o Sisu, que se vale do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Esse modelo de seleção para cursos de graduação já é utilizado por mais de 20 universidades no Brasil, cinco delas em Minas Gerais. O processo da UFMG será aberto a estudantes que estejam cursando o Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também a qualquer pessoa que tiver concluído, a qualquer tempo, esse segmento ou essa modalidade de ensino da educação básica. A legislação que rege a reserva de vagas pelo sistema de cotas será aplicada também nesse caso, da mesma forma como ocorre com o Sisu/UFMG.

De maio de 2023 a janeiro de 2025, foram realizadas, acerca do tema, duas reuniões ampliadas com representantes dos órgãos colegiados das unidades acadêmicas, quatro audiências públicas – uma delas dedicada a representantes das escolas públicas e privadas da educação básica –, seis reuniões da Câmara de Graduação, duas do Cepe e duas do Conselho Universitário. 

De agosto de 2024 a janeiro deste ano, foram feitas visitas a unidades acadêmicas e especiais, atendendo a convites, para dialogar com a comunidade sobre a proposta do Cepe (leia breve histórico ao fim desta matéria).

De acordo com a resolução do Conselho Universitário, está prevista ainda a possibilidade de utilização de outras formas de seleção para vagas iniciais de graduação, já implementadas pela UFMG. Atualmente, a Universidade oferta mais de 500 vagas fora do SiSu. Isso é feito por meio do Vestibular Habilidades, destinado a cursos da Escola de Belas Artes e da Escola de Música, e dos processos que selecionam para os cursos de Licenciatura em Letras-Libras, Formação Intercultural de Educadores Indígenas (Fiei) e Licenciatura em Educação do Campo (Lecampo), além das ofertas de vagas suplementares (para indígenas e refugiados) e de oferta pontual. 

Outro ponto importante da implementação da seleção por avaliação seriada é a possiblidade de isenção (parcial ou integral) do pagamento da taxa de inscrição para candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Construção coletiva e interação com a educação básica
“Chegamos ao nosso modelo de seleção de estudantes de graduação por meio da avaliação seriada após processo cuidadoso que incluiu amplo debate e cujo resultado é uma alternativa construída de forma coletiva”, afirma a reitora Sandra Regina Goulart Almeida. Ela enfatiza que, de acordo com a decisão do Cepe e do Conselho Universitário, “uma das ideias que guiaram esse esforço é a de que diversificar as formas de ingresso favorece a inclusão de um público ainda mais diverso na Universidade”. Sandra Goulart ainda destaca o importante papel desse processo na aproximação crescente que a UFMG vem tentando estabelecer com as escolas de educação básica. 

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Sandra Goulart: processo cuidadoso com amplo debate
Foto: Foca Lisboa | UFMG

A resolução ressalta em seu preâmbulo que a proposta aprovada é ancorada nos valores mais caros à UFMG, como equidade, relevância social e qualidade, e ainda pelo compromisso da Universidade com a inclusão e com a interação com a Educação Básica. 

O pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, destaca que a caminhada que culminou na decisão do órgão máximo de deliberação da UFMG contou com a participação fundamental da comissão de avaliação do impacto da adesão da Universidade ao Enem e ao Sisu, cujos trabalhos se iniciaram ainda em 2019, e do grupo de trabalho designado pelo Cepe que realizou estudos comparativos sobre modelos de seleção por avaliação seriada e reflexão aprofundada sobre possível implementação do processo na UFMG.

O que é e como funciona
Um processo seletivo de avaliação seriada é uma forma adicional de seleção de candidatos aos cursos de graduação, ao longo de três anos consecutivos, que propicia, por exemplo, que o candidato inicie o processo ainda no primeiro ano do Ensino Médio. Apenas um percentual das vagas iniciais será ofertado por essa forma de seleção, sendo necessária a coexistência com outro processo seletivo (como o atual, com base no Enem). Assim, a Universidade se apresenta para os estudantes do Ensino Médio de forma gradual e progressiva e propicia ao candidato duas alternativas para acessar o ensino de graduação a cada ano. 

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Bruno Teixeira: estudos comparativosFoto: Foca Lisboa | UFMG

O candidato realiza a primeira etapa do processo seletivo no ano 1 e faz uma prova sobre o conteúdo do 1º ano do EM. No ano seguinte (ano 2), o mesmo candidato habilita-se para a segunda etapa do processo seletivo e faz uma prova sobre o conteúdo do segundo ano. O chamado ciclo seriado se encerra quando, no ano 3, o candidato, finalmente, escolhe o curso de graduação em que planeja ingressar e participa da terceira etapa do processo. 

Um novo ciclo seriado é encerrado a cada ano, quando serão realizadas simultaneamente as três etapas do processo, cada uma delas pertencente a um ciclo diferente. O processo tem como referência os três anos do Ensino Médio para a organização dos ciclos de avaliação. O processo de seleção se aplica também aos egressos da EJA.

Conforme prevê a proposta aprovada pelo Conselho Universitário, o candidato, para ingressar na UFMG no primeiro período letivo de 2028 por meio da seleção seriada, deverá iniciar seu ciclo avaliativo já em 2025 e completá-lo nos dois anos seguintes (2026 e 2027). Trinta por cento das vagas iniciais da UFMG serão preenchidas com base nesse processo.

Avaliações e administração
A decisão do Cepe que implementa o processo seletivo por avaliação seriada prevê a criação de dois grupos de trabalho. O primeiro, integrado por docentes da UFMG, incluindo os da Unidade Especial de Educação Básica e Profissional (Ebap), vai propor diretrizes para a estrutura das avaliações do novo processo seletivo e será composta de representantes de todas as grandes áreas do conhecimento. O segundo vai avaliar, com a Diretoria de Processos Seletivos (Copeve), os aspectos administrativos, a operacionalização e a abrangência territorial. 

Alguns passos 

2019 a 2021 – Criada comissão do Cepe que avaliou os impactos da adesão da UFMG ao Enem e ao Sisu; ela conclui relatório que indica a possibilidade de aprimoramentos no processo seletivo de vagas iniciais de cursos de graduação na UFMG e apresenta princípios norteadores para essas mudanças.

Maio de 2023 – Ampla discussão é iniciada em reunião da Câmara de Graduação e da Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica da UFMG (Comfic).

Junho de 2023 – Em reunião ampliada da Câmara de Graduação, da qual participaram representantes dos Colegiados e Núcleos Docentes Estruturantes dos cursos de graduação, chefes dos departamentos acadêmicos, diretores de unidades acadêmicas, gestores de diversos setores da Administração Central e os membros da Comissão, é apresentada a proposta de diretrizes e cronograma para avaliação dos processos seletivos de ingresso nos cursos de graduação da UFMG. O debate é levado ao Cepe, que aprova as diretrizes e o cronograma para discussão de proposta de processo seletivo de avaliação seriada. Leia maisUFMG abre discussões de avaliação dos processos seletivos para a graduação

Agosto de 2023 – Conforme decisão do Cepe, é nomeado um grupo de trabalho (GT) para produzir estudo comparativo sobre possibilidades de processos seletivos de avaliação seriada e proposta de diretrizes para possível implementação de um processo do tipo na UFMG.

Realização de evento público com relatos de experiências de gestores da UnB e da UFJF, onde esse modelo de processo seletivo para a graduação é adotado há mais de duas décadas 

Outubro de 2023 – Inicia-se, no campus regional de Montes Claros, uma série de quatro audiências públicas, de outubro a dezembro, em todos os campi [veja links para as matérias publicadas no Portal UFMG ao fim deste texto], para apresentação e discussão dos resultados preliminares das análises e proposições elaboradas pelo GT. 

Dezembro de 2023 – Com base nos debates realizados nas audiências públicas, o GT finaliza o relatório estudo comparativo sobre possibilidades de processos seletivos de avaliação seriada e proposta de diretrizes para possível implementação desse processo na UFMG.

Fevereiro e março de 2024 – Na Câmara de Graduação, ocorrem três reuniões para análise e discussão do relatório supracitado. Como encaminhamento, propõe-se elaborar documento que sintetiza propostas de diretrizes para implantação de processo seletivo de avaliação seriada na UFMG. 

Abril de 2024 – O Cepe analisa e se manifesta unanimemente favorável à proposta de implantação de um processo seletivo de avaliação seriada como forma adicional de ingresso nos cursos de graduação da UFMG. A proposta segue para análise e deliberação final pelo Conselho Universitário.

Agosto de 2024 – O Conselho Universitário da UFMG debate amplamente a proposta e decide encaminhar o tema aos conselhos superiores das unidades da UFMG, para abrir oportunidades de novas discussões.

Agosto de 2024 a janeiro de 2025 – As congregações debatem o assunto, manifestam-se de forma majoritariamente favorável à proposta e apresentam sugestões para seu aprimoramento.

Janeiro de 2025 – O Conselho Universitário aprova proposta para implantação de processo de avaliação seriada na UFMG.

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Itamar Rigueira Jr.